A Arte da Escuta: 5 Dicas para Você Desenvolver a Escuta Ativa!
Ao escutar de forma plena e atenta, estabelecemos uma conexão profunda com o outro. Identificamos através das palavras (e muitas vezes do silêncio), as necessidades, desejos, medos, sentimentos, crenças e valores. Esse tipo de escuta é denominado de “escuta ativa”, que inclui uma compreensão dos sentimentos sendo transmitidos, aceitação sem julgamento, percepção dos componentes da fala tais como tom de voz, pausas, entonação, etc. e observação das expressões não verbais (olhar, gestos, postura, etc.).
O convite é para aprendermos a nos comunicar de forma completa. Passamos a maioria do tempo em conversas unilaterais – falamos mais que ouvimos.
Confira 5 dicas para começarmos a desenvolver nossa habilidade de escutar ativamente:
- Evite distrações durante qualquer diálogo. Afaste celulares, computadores, tabletes, etc.;
- Preste atenção em cada palavra, som, gesto. O que estes demonstram para você?
- Quais são os sentimentos envolvidos? Tente identificar 2-5 sentimentos em cada troca;
- Procure evitar respostas “prontas.” Tente se colocar no lugar do outro e expresse empatia;
- Faça perguntas abertas. Demonstre curiosidade ao fazer perguntas que estimulem o relato de uma história. Evite perguntas que tenham respostas “sim” ou “não.”
A próxima vez que engajar em uma conversa, pense nestas sugestões. Desta forma, você estará estimulando mudanças positivas na vida das pessoas ao se redor e construindo vínculos positivos!
“Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência… sempre.” Hermann Hesse
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como desenvolver a escuta ativa? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder
Eu sou formada em Psicologia pela Brown University nos EUA, com especialidade em Estudos Brasileiros e Portugueses pela Brown University e Coach de Saúde e Bem-Estar com Certificação Internacional pela Wellcoaches (EUA). Treinada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (ProChange Behavior Systems). Sou Sócia Diretora na Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar, desenvolvendo programas de qualidade de vida e capacitações de profissionais com foco em mudança de comportamento, engajamento e autocuidado.
Sharon S. S. Feder
http://carevolution.com.br/
Confira também: Gerenciamento do Estresse – É possível?
Participe da Conversa