Como atender o cliente com excelência? Como satisfazê-lo? Como fidelizá-lo? São as perguntas que mais surgem nos treinamentos que ministro.
Um dos pontos cruciais é a qualidade do atendimento da linha de frente, das pessoas que estarão em contato direto com o cliente.
Ter uma equipe que sabe sorrir, ser cordial, flexível e compreensiva é fundamental. Estas são algumas das atitudes que o profissional do atendimento deve colocar em prática para executar um bom trabalho e encantar o cliente.
Um primeiro contato positivo é essencial, pois, é neste momento que o cliente estabelece o primeiro vínculo e cria uma imagem da empresa que, dependendo da experiência poderá ser positiva ou não. Se criada uma imagem negativa o empreendedor necessitará esforçar-se muito para reverter esta impressão e ainda correrá um grande risco de ter sua marca lembrada nas redes sociais.
Ter as pessoas certas no lugar certo é fundamental. De nada adianta colocar uma pessoa bonita e antipática para compor a linha de frente da sua empresa ou um colaborador mal treinado, sem autonomia, sem flexibilidade ou proatividade para sanar os problemas do cliente. O cliente quer alguém que resolva suas demandas, mas é necessário treiná-las e gerar compromisso com o atendimento excelente.
Para encantar e fidelizar o cliente é preciso entender a necessidade dele, superar suas expectativas em todos os sentidos, ou seja, na qualidade do atendimento da linha de frente, nos processos, logística, entre outros. Qualquer um destes momentos que for deixado de lado comprometerá a relação com o cliente.
O atendimento ao cliente se caracteriza por ser um momento muito especial. Os clientes merecem ser atendidos da melhor forma. É muito importante cativar o cliente e mantê-lo satisfeito, caso contrário a concorrência o aguardará de braços abertos.
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