É impressionante como as pessoas se deixam prender ao nada para continuarem parados na sua zona de conforto. O medo da tomada de ação parece congelar. Ou mesmo a incerteza dos resultados futuros causa essa inércia.
Tudo bem. Somos humanos com dúvidas e medos. Os medos, às vezes, nos travam mesmo. Porém, até quando?
É fácil e confortável justificar a inação responsabilizando algo externo a nós mesmos pela nossa própria falta de ímpeto. Algumas pessoas reconhecem este fato e sabem que esta atitude só faz com que a evolução seja mais demorada e complicada; mais dolorida ao final. Porém, jogar luz sobre isso não surte efeito. A paralisia passa de inconsciente para “eu sei e estou OK com isso”.
Não é só o Coaching de Carreira para profissionais de TI que sofre. Todos sofremos: empreendedores deixam seus sonhos de lado; transições de carreira não ocorrem; o equilíbrio geral das áreas da vida não acontece; o peso não é perdido e a roupa da vitória não é comprada; e assim por diante.
Então, quando o enfrentamento de si mesmo é a única opção, a frase comum vem à tona: “Nossa… achei que seria mais difícil.”. E tudo recomeça: a construção de nós mesmos em torno de um objetivo que sempre esteve ao alcance, mas que, por inúmeros motivos, o tempo desta consciência ainda não havia chegado.
Não espere que seu Coach seja seu cúmplice no marasmo, afinal mar calmo nunca fez bom marinheiro. Exija dele o máximo das suas habilidades para que você, como coachee, tenha o máximo de si mesmo. É isso o que todo bom Coach espera: trabalhar muito com uma pessoa que quer trabalhar muito e que espera muitos resultados de si mesmo e da parceria.
Se você estiver pensando em passar por um processo de Coaching, independentemente da sua área, espere muito trabalho e confronto com seus próprios medos e barreiras. Elas são transponíveis, dependendo da sua vontade de vencer. Apesar de transponíveis, isso pode levar tempo, pois cada um, em sua individualidade, tem seu momento de construir suas próprias vitórias.
O sabor da conquista é tão doce que, uma vez que você o experimenta, sempre vai querer outra vez. Aí sim, quando esse momento chegar, seu processo de Coaching terá sido um tremendo sucesso.
Boa caminhada! 😉
Participe da Conversa