Dominar tantos aspectos quanto forem possíveis da arte de vender é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio no mundo de hoje. Afinal, vender e negociar em um mercado tão acirrado em termos de concorrência, como os dias de hoje, é quase a mesma coisa que estar em uma guerra.
Obviamente que nenhum de nós nasce sabendo vender ou ainda se torna um expert na arte de vender da noite para o dia. Mas, se não é um dom é possível dominar essa técnica? A resposta é um sonoro sim! Pelo bem da verdade, qualquer pessoa pode se destacar nas vendas mesmo sem nunca ter vendido nada.
Claro que para isso ela precisará dar o primeiro passo. Aprender mais sobre o assunto e colocar tudo em prática. A seguir, veja algumas boas práticas relacionadas à arte de vender. Por meio delas você terá uma noção sobre quais caminhos deve trilhar. Confira!
Preparação
No esporte, na escola, na faculdade, na cozinha, em tudo, a preparação entra como um dos principais ingredientes. É impossível para alguém dominar um novo idioma se não estiver disposto a sacrificar alguns momentos de lazer, a se disciplinar e se dedicar mais. Por isso, prepare-se com tudo que envolve vendas. Conheça técnicas, práticas, faça cursos, assista vídeos, etc. É preciso que sua mente esteja focada nisso para poder absorver tudo.
Em palavras mais simples, se especialize. Para conseguir ser um bom vendedor é necessário que você compreenda profundamente como se dá todo o processo envolvendo vendas e interações com os clientes.
Conheças as diferentes formas de vendas
Não será possível dominar a arte de vender se você não conhecer as mais diversas formas de vendas. Aliás, isso é extremamente importante em qualquer lugar onde você for atuar. Por exemplo, temos vendas externas, vendas internas, inbound e outbound. Cada uma com suas características, mas todas com um fator em comum: desejam atingir o sucesso nas vendas.
Pratique
Lembra quando começou a andar de bicicleta? Se você não tivesse praticado é mais do que provável que não teria aprendido e muito menos evoluído na qualidade daquilo a que se propôs. Em vendas não é diferente. Sempre que tiver a oportunidade de atender algum cliente, faça isso. Mesmo se for o típico cliente difícil. Ao fazer isso, você estará aprendendo as várias maneiras de como lidar com as pessoas e como realizar determinado processo. Ao final de cada venda ou contato, você perceberá que aprendeu algo!
Soluções, não problemas!
Um dos pontos que mais chamam a atenção nos vendedores que conseguem obter destaque em suas áreas é que eles sempre possuem uma solução à vista. Por mais difícil que seja o problema, eles se propõem a ajudar e acompanhar o cliente até quando a solução for encontrada.
Como nada cai do céu, para que o vendedor consiga apresentar soluções sólidas é necessário que tenha domínio de todas as informações relacionadas à sua atividade, aos processos e técnicas que são adotados por sua empresa.
Ou seja, quem domina a arte de vender nunca constrange o cliente enrolando durante o processo de venda. Agilidade é a palavra de ordem.
Viu? A arte de vender e vender bem, não tem segredo algum ou fórmulas miraculosas. O que temos aqui é uma boa dose de empenho, disciplina e força de vontade. No mais, a última orientação é nunca desistir. Há espaço para todos crescerem e a cada barreira vencida, cada meta atingida, sua solidez e confiança serão maiores.
Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Rui Mesquita
http://www.ruimesquita.com.br
Confira também: 7 dicas para melhorar a sua produtividade
Participe da Conversa