A Atenção Sábia
Mindfulness é uma palavra em inglês cuja tradução adotada no Brasil é atenção plena. Essa tradução é a mais conhecida, mas há ainda outras denominações para o termo.
Bem na superfície, podemos entender a atenção plena como um estado de atenção ao momento presente, como um estado mental focado, concentrado.
Mas existem ainda, camadas de atenção mais profundas e que nos são orientadas segundo os ensinamentos de Buda. Uma delas é denominada Yoniso Manasikara, termo pali que pode ser traduzido como atenção sábia.
Manasikara normalmente é traduzido como atenção, enquanto Yoniso pode ser traduzido como algo completo, profundo.
Atenção é movimento. É um processo de levar a atenção até um objeto, com intenção e direção.
A vida consciente é uma vida onde você vai colocando a sua atenção. A qualidade de atençãoYoniso Manasikara, ou atenção sábia, é aquela em que há sabedoria para fazer escolhas. E sabedoria para notar com profundidade o que está presente de fato.
A atenção plena te traz para o momento presente, Yoniso Manasikara aprofunda a percepção do momento.
É comum para o meditador, durante a prática de meditação, se deparar com alguns obstáculos. Por exemplo: a dúvida, a inquietude, a sonolência, a aversão e o apego. Quando o estado mental é um estado de atenção sábia, então é possível ao meditador perceber a raiz. Em outras palavras, é possível perceber a faísca que leva a um dos cinco obstáculos e não ativá-los. Essa é a qualidade de atenção que vê de forma profunda, que vê o que ainda não eclodiu.
Mindfulness, em um primeiro momento, leva à abertura. E, num segundo momento, a atenção sábia leva para a reflexão sábia, que possibilita assim os insights, as transformações.
Precisamos desenvolver o discernimento para perceber os nossos estados mentais, os nossos padrões, os traços de nossa personalidade que demandam aprimoramento de fato.
O estado de atenção sábia nos leva ao aprimoramento, é o elemento do desenvolvimento.
E como chegamos lá? Praticando… praticando… praticando… E adotando a intenção de uma postura de aprendiz de si mesmo. Uma postura aberta a tudo que surge. Em busca de um caminho de desenvolvimento que acontece por meio de pequenos e sustentáveis passos.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre atenção sábia ou atenção plena ou mindfulness? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Silvia Cavalaro
https://www.silviacavalaro.com.br/
Confira também: Qual é a diferença entre entusiasmo e euforia?
Participe da Conversa