A beleza da mulher e a autoestima
Este artigo é um convite para que você se olhe com mais Amor, espalhando por todos que estão ao seu redor, o seu melhor, sem se comparar ou buscar padrões de beleza preestabelecidos, como também olhar para as outras mulheres com esse mesmo Amor e empatia.
A autoestima parte da maneira como nós nos olhamos. Quando vemos no espelho uma imagem que nos agrada, despertamos em nós sentimentos positivos que se estendem por todas as demais áreas da vida. A autoestima não está relacionada à beleza, ou seja, em se sentir bonita ou feia. Mas sim se reconhecer como uma pessoa especial que é merecedora de tudo de melhor que o universo pode oferecer e estar atenta a isso. Esse “melhor” podemos considerar como sendo: saúde, Amor, boas amizades, relacionamentos saudáveis…
Mulheres com autoestima em dia não se preocupam com o que os outros pensam ou falam delas, elas não precisam de aprovação de ninguém para nada, elas sabem que a opinião mais importante vem de si mesmas, o que as fazem sentirem-se bem e em paz.
É muito interessante como o ambiente que vivemos e os pensamentos que temos interferem diretamente na visão que temos de nós. Se eu lhe colocar em uma sala e pedir para você observar e identificar rapidamente todos os objetos amarelos, e me dizer, fechando os olhos, onde estão, qual a posição e para que servem, eu tenho certeza de que você faria isso rapidamente. Se logo depois, eu pedisse para você permanecer com os olhos fechados e me listar quantos objetos vermelhos têm na sala, com certeza você hesitaria em responder, lembraria de alguns ou nenhum.
É assim que acontece conosco, quando focamos em nossos defeitos, e somente eles, fica difícil lembrar das qualidades.
Não é preciso ser doutor em estética para saber que o que sustenta a beleza de uma mulher está muito, muito além de seus traços, de suas medidas e de seu peso.
Tem a ver, sobretudo, com quem a pessoa acredita que é, e de que modo ela se mostra ao mundo!
Sugiro você fazer uma lista de quais são suas forças internas, suas qualidades que geram resultados positivos, no que você se destaca. Nada melhor você ter noção de quem você é para desenvolver um trabalho de formação de identidade fortalecido, é isso que gera um resultado concreto.
A beleza começa sempre de dentro para fora, por mais clichê que essa afirmação possa ser.
Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/
Confira também: A mulher autônoma
Participe da Conversa