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A capacidade de alguns enfurecerem os outros, por quê?

Por que meu colega de trabalho se enfurece tanto com minhas habilidades, atitudes e a forma como trabalho? Confira dicas simples para lidar com ele!

Nestas últimas semanas, em meu trabalho de mentoria, deparei com um problema alarmante e muito comum entre os profissionais:

A insatisfação no convívio com os membros da sua equipe.

Estes profissionais o tempo todo fazem o seguinte questionamento:

Por que o meu colega de trabalho se enfurece tanto com as minhas habilidades, atitudes e a forma como trabalho?

De fato existem muitos ambientes com energia pesada, basta um colaborador sentir-se ameaçado pela competência do outro que simula inúmeras situações para ocasionar intrigas, fofocas, desrespeito e desvalorização total do trabalho, tudo para que a pessoa se sinta incapaz e diminuída no seu dia a dia.

E pior, todo este descontentamento certamente irá refletir na vida particular do colaborador coagido, ou seja, com os pais, cônjuge, filhos ou até mesmo com os amigos, fazendo com que estas pessoas adoeçam emocionalmente.

Cabe ressaltar que este tipo de profissional que denomino como um ser humano “ruim e malvado” esta em todo lugar, seja nas organizações privadas ou públicas, em posições menores ou em grandes escalões.

Enfatizo, ainda, que o controle interno das organizações é falho por diversos motivos, principalmente porque o colaborador que esta sendo a vitima emocional tem um compromisso com os seus superiores.

Estes, por sua vez, não demonstram qualquer interesse em apurar o que acontece dentro dos setores ou com os seus colaboradores, não há interesse em criar um canal de confiança e totalmente aberto para que possam explanar o que vem acontecendo. Por esta razão vemos uma imensidão de profissionais fadados a tratamentos psicológicos.

Estamos em uma nova era, novos comportamentos e principalmente no que tange a nova forma de se relacionar consigo e com os outros, devemos entender que hoje, passar por dificuldades relacionadas à convivência com pessoas tóxicas não é normal e nem aceitável.

O que falta no ser humano é o amor consigo e com o próximo, falta o auto-conhecimento, auto-consciência e auto-responsabilidade, nada adianta continuarmos a acreditar que a pessoa não tem culpa por sentir inveja da competência alheia, podemos dizer sim, que ele é culpado pelas “atitudes” que estas emoções geraram nele.

Infelizmente muitos colaboradores não respeitam o espaço alheio e suas características incomodam a todos, portanto é salutar identificar, entender o porquê esta sentindo e o quê fazer com tal emoção é de nossa total responsabilidade.

Confira as características mais comuns:

EXPLOSIVO E DESCONTROLADO EMOCIONALMENTE

É dissimulado, manipulador, controlador, explora a sua fraqueza, fala pelas costas, grita, ofende, faz escândalo, explode de raiva e são bipolares.

Caso ache que você é um obstáculo, tirará do caminho como se estivesse portando um míssil.

PERFEITO E INSUBSTITUÍVEL

Tem conhecimento, costuma falar demais e ouvir pouco, aponta os erros alheios e não avalia os próprios, não aceita nenhuma ideia ou sugestões, exige que você seja detalhista em seu trabalho, porém não observa nenhuma anotação colocada e ainda indaga sobre a mesma.

O SABE DE TUDO

Não sabe muito, mas acredita que é insuperável, fala demasiadamente e exagera em tudo para chamar atenção.

Normalmente dizem sim para tudo e no final deixam o trabalho incompleto gerando grandiosos problemas. Ama dar lição de moral.

O RECUSADOR

Indeciso, não encontra solução, espera o último momento para dar uma resposta independente se o assunto é ou não importante.

Tem visão somente dos pontos negativos, rejeita totalmente toda e qualquer ideia, sempre diz que não dará certo, é pessimista, reclama demasiadamente e se sente perseguido.

Estas são apenas algumas das principais características que podem ser listadas. O que importa é como podemos amenizar os danos causados e ter a coragem para decidir parar e olhar para si mesmo deixando de viver na superficialidade e usar o ataque para se defender.

Todos podem ser super-heróis, quanto mais você se conhece, mais lidará de maneira leve com as adversidades, terá clareza, consciência e responsabilidade para uma evolução pessoal e profissional, além de ganhar a paz interior e o equilíbrio emocional.

DICAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA

Algumas dicas simples para lidar com pessoas enfurecidas com o teu desempenho:

  • Conheça os seus valores e princípios e reflita se estão alinhados com a organização e com a equipe que você trabalha, caso sinta que está em lugar errado, tenha coragem e busque nova recolocação onde possa se sentir pleno e feliz;
  • Coloque aquele sorriso largo no rosto e complete com um canhão de energia positiva, isto irá neutralizar tudo de ruim;
  • Releve comentários, insinuações e provocações. Não leve para o lado pessoal, analise se de alguma forma pode te prejudicar, certamente não valerá a pena enfurecer o seu eu interior com pequenas picuinhas, relaxe e dê foco ao seu brilhante trabalho;
  • Seja discreto, o colaborador “ruim e malvado” precisa de munição e informação para continuar agindo, não fale sobre a sua vida pessoal ou das suas fraquezas, ele estará aguardando o momento para pegar no seu “calcanhar de Aquiles” (expressão popular que significa o ponto fraco de alguém e transmite a ideia de fraqueza e vulnerabilidade), fale somente sobre temas genéricos e não polêmicos;
  • Imponha limite quando delegarem coisas ou responsabilidade que não compete a você resolver, comece a deixar claro de quem são as responsabilidades. Isto não terá nada a ver com o trabalho em equipe;
  • Construa a sua autoconfiança, conheça os seus pontos fortes, habilidades, competências e onde precisa potencializar ou desenvolver;
  • Prioridade está na consciência de quem você é, que profissional é e quais são as suas qualidades quando se está à frente de pessoa competitiva e de golpes baixos;
  • Use toda a sua energia para buscar uma solução e aprendizado com tudo o que você possa estar passando;
  • Evite comentar sobre o possível conflito, mesmo que tenha vontade de compartilhar com outro amigo, esta é a melhor atitude para não ocasionar fuxicos e fofocas de corredor;
  • Exerça a comunicação, após avaliar o conflito, contacte diretamente a pessoa e fale sobre o que tem incomodado você. Caso não seja viável, converse com o seu superior fazendo os apontamentos necessários. Não tenha medo, supere e se não adiantar siga para a primeira dica e encontre outro lugar que tenham pessoas que dividem os mesmos princípios e valores que você.

”Aproxime-se somente de quem compartilha dos mesmos ideais e valores, que agrega, que desenvolve indiretamente, que traz paz, ou seja,  de quem te ajuda a alavancar”.

Pare de se lamentar, não se deprima e não se aproxime de pessoas “ruins e malvadas”. Lembre-se quem determina a sua felicidade é VOCÊ!”

“Inove seu presente e surpreenda o seu futuro”

Adriane Yared

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 28 anos de experiência na área comercial, é Mastercoach em Vendas e Liderança, Design Thinker, Mentora Comercial e atualmente Mediadora e Conciliadora Judicial do TJSP/TJPR e TRF3 e Mediadora Extrajudicial. Bacharel em Direito, Bacharel em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós-MBA em Design Thinking, Master em Design Thinking, atualmente faz Pós-graduação em Processo Civil. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Comissão de Mediação e Conciliação – Campinas, plataformas Cloud Coaching e Mediar. Tem artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Coautora no Manual do Relacionamento com o Cliente, Coautora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito é o desenvolvimento dos profissionais da área comercial, liderança e solução pacífica e alternativa de conflitos, tudo integrado às diversas áreas estudadas somadas à sua expertise e experiência.
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