A Capacidade de Realização: O Segredo para Alcançar o Sucesso
A busca pelo sucesso é uma jornada que todos nós empreendemos ao longo da vida. Desde a infância, somos “programados” a perseguir nossos sonhos, alcançar resultados significativos, ser “alguém na vida”, etc. No entanto, nem todos conseguem transformar essas aspirações em realidade.
Então, o que diferencia aqueles que realizam seus objetivos daqueles que ficam pelo caminho?
A resposta está na capacidade de realização de cada pessoa.
A capacidade de realização é a habilidade de transformar objetivos em resultados tangíveis. É a forma como cada indivíduo combina todo o acervo de conhecimentos, habilidades e experiências e as canaliza para um objetivo específico.
O nível da capacidade de realização de um indivíduo está diretamente ligado aos seus níveis de desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e experiências natas e inatas adquiridas durante a vida.
Para ilustrar melhor o raciocínio, podemos considerar o exemplo de um atleta olímpico que para competir em alto nível e alcançar resultados excepcionais, é necessário que tenha aptidões físicas bem desenvolvidas, como força, velocidade, resistência, técnicas, etc.
Essas aptidões compõem a capacidade física de realização do atleta, que o permite obter o condicionamento e prontidão para realizar seu potencial. E alcançar resultados compatíveis com o alto nível de competidores olímpicos.
Além disso, o atleta precisa desenvolver habilidades específicas para a modalidade em que compete. Isso demanda altíssimos níveis de desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e experiências natas e inatas, citadas anteriormente, através de estudo de técnicas, metodologias, estratégias de performance, programas de nutrição, repouso, exercício e períodos de concentração, entre outros fatores que demandam o foco direcionado às peculiaridades e complexidades do objetivo definido, que no caso é o ouro olímpico.
Trazendo o mesmo raciocínio para fora da realidade dos esportes olímpicos, a forma e estrutura para realização é basicamente a mesma.
Para obtermos resultados compatíveis com os objetivos desejados, é essencial que tenhamos aptidões e altos níveis de desenvolvimento das nossas capacidades de realização física, mental, emocional e espiritual.
Eis que retornamos para a pergunta inicial: “o que diferencia aqueles que realizam seus objetivos daqueles que ficam pelo caminho?“
Mais uma vez, a resposta está na capacidade de realização de cada pessoa. De acordo com o seu nível de desenvolvimento de aptidões em conhecimentos, habilidades e experiências quer seja no âmbito físico, mental, emocional ou espiritual.
O fator crítico que potencializa todo o processo de desenvolvimento da capacidade de realização de cada indivíduo está na compatibilidade das suas aptidões com as especificidades e complexidades do objetivo definido.
Pouco adiantaria se formar como melhor aluno em direito, se o sonho da pessoa é de ser um chef renomado da alta gastronomia. Parece um exemplo óbvio e que gera dúvida do nível de sensatez do indivíduo que trilha um caminho destes. Mas na vida real ao nosso redor (e até com quem olhamos no espelho todos os dias) acontece muito mais comumente do que imaginamos.
Quantos indivíduos que desejam sucesso financeiro desenvolvem aptidões de conhecimento técnico, estratégias, planos e exercem com ajustes e melhorias da mesma forma que os atletas olímpicos o fazem nos treinos para chegar no nível de condicionamento e prontidão das competições?
Quantas habilidades, experiências e conhecimentos adquirimos e desenvolvemos em níveis consideráveis… Mas que não possuem alto nível de COMPATIBILIDADE com os objetivos, sonhos e desejos que buscamos verdadeiramente?
A capacidade de realização não é exclusiva dos atletas olímpicos.
Ela é relevante para todos nós, em nossas vidas pessoais e profissionais. Ao compreender os elementos-chave da capacidade de realização e sua importância, é imprescindível então aplicar esses conhecimentos para maximizar nosso potencial e alcançar o sucesso em nossas próprias jornadas.
Fato é que, uma vez que se torna consciente, este processo efetivo e real de desenvolvimento da capacidade de realização, é pura insanidade ignorar e fugir da maior responsabilidade da vida de todo indivíduo nesse mundo de cumprir o seu propósito de realizar seu sucesso.
Na vida pessoal ou profissional, podemos desenvolver habilidades, adquirir conhecimentos relevantes, buscar oportunidades de crescimento e construir relacionamentos saudáveis. Mas saber juntar todas as peças deste gigante quebra-cabeça da vida de forma compatível e congruente com o que se deseja e principalmente com o que faz real sentido, é o fator crítico que poucos tomam consciência e colocam em prática na arte de viver de realizações, ao invés de sobreviver de expectativas e sonhos ilusórios.
E mais uma vez aqui te convido a reavaliar e transmutar a maneira como enxerga suas escolhas, sua dedicação de tempo, energia, etc.
Estimo também que o desenvolvimento de suas capacidades deixem de ser vistas como sofrimento e flagelo. E passe a ser percebido, de fato, como ganhos, aprimoramento e fortalecimento da capacidade de encurtar a distância entre o momento e contexto atual e o seu sucesso realizado.
Que as aptidões sejam diversas, desde que sejam altamente compatíveis e congruentes para te impulsionar em direção ao seu sucesso.
E lembre-se: O sucesso não é um destino, mas uma combinação harmoniosa de aptidões e acasos.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como desenvolver a capacidade de realização para maximizar nosso potencial e alcançar o sucesso em nossas próprias jornadas? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Um forte abraço e até a próxima!
Bruno Tsai
http://www.btperformance.com.br/
Confira também: Planejamento: A ponte entre as ideias e a realidade
Participe da Conversa