A China vai dominar o mundo?
Eu já viajei por diversos países do mundo. Viajar para mim é puro autoconhecimento e sempre que embarco em uma nova aventura, eu me deparo com grandes desafios.
Sempre digo que ao realizar uma viagem para um país totalmente diferente do nosso, 3 regrinhas que considero essenciais fazem toda diferença:
- Não criticar;
- Não comparar;
- E Não julgar.
É importante abrir os olhos e enxergar a nossa realidade com mais aceitação e menos julgamento, afinal, são as diferenças que fazem a diferença, sacou a pegada da coisa?
Estive estudando sobre a China há algum tempo e uma das coisas que mais me chama a atenção é seu crescimento exponencial nas áreas de tecnologia, economia, startups, além da diplomacia que caracteriza o comportamento do chineses uns para com os outros.
Ao longo dos três últimos milênios, a civilização chinesa esteve, quase sempre, entre as mais avançadas do mundo. Os chineses impressionam não apenas por sua longevidade, mas também por sua grandeza econômica e política ao longo de boa parte da história, quando comparada a outras civilizações antigas e modernas.
China começa a projetar, graças ao acelerado desenvolvimento econômico e a uma diplomacia cada vez mais ativa, seu poder econômico e político não apenas em sua esfera de influência mais imediata e natural, o Sudeste Asiático e a Ásia Central, mas também e subsidiariamente em regiões que tendem a desempenhar papel importante no suprimento de recursos naturais e energéticos para o crescimento chinês, como a África.
Nos dias atuais, é muito comum nos depararmos com inúmeras produções chinesas. No Brasil, principalmente no que diz respeito a aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e computadores. Para vocês terem uma ideia dos avanços, a cobertura de rede móvel por lá já é 5g.
O crescimento é tão notório que a China criou um projeto, chamado “Made in China 2025”, anunciado por Pequim em 2015 que visa transformar o país, hoje em uma espécie de galpão industrial do mundo, em líder tecnológico global, incluindo setores como biotecnologia, robótica, tecnologia aeroespacial e automóveis movidos com energia limpa. A estratégia pretende acabar com a defasagem tecnológica em relação ao Ocidente e levar o país ao domínio em setores industriais fundamentais.
Como vocês podem ver, a China cresce exponencialmente.
Então agora fica uma pergunta:
A china vai dominar o mundo? O que você pensa sobre isto?
Ao meu ver, recursos e ferramentas eles têm e muito! Antes falava-se da soberania dos EUA como potência mundial. Hoje se fala do quão longe a China está chegando e certamente todo este crescimento culminará em algo grandioso que nós ainda não temos sequer dimensão, apenas uma ideia.
Leila Navarro
https://www.leilanavarro.com.br/
Confira também: A Internet das coisas X a conexão entre pessoas
Participe da Conversa