fbpx

A Comunicação Abre Portas e, com qualidade, chega aonde Você Quer!

A comunicação é uma das habilidades mais requisitadas no mercado corporativo. É a competência que mais precisamos aprimorar nos dias atuais.

A Comunicação Abre Portas e, com qualidade, chega aonde Você Quer!

A Comunicação Abre Portas e, com qualidade, chega aonde Você Quer!

A comunicação é uma das habilidades mais requisitadas no mercado corporativo e você está cansado de ouvir esse tema dos especialistas. E eu reafirmo, é a competência que mais precisamos aprimorar nos dias atuais.

Se voltarmos ao tempo, veremos que a comunicação 10 anos atrás estava em constante evolução e talvez não imaginaríamos quantos recursos teríamos uma década depois.

O ano de 2020 antecipou muitos recursos de comunicação, decorrente ao distanciamento das pessoas. Contudo, estreitou ainda mais as conexões com profissionais que estão em outras localidades do mundo. Além disso, aumentaram as negociações com clientes que estão espalhados tanto em território nacional e agora, internacional.

Será que os colaboradores estão preparados para essa conectividade mundial? Será que nós brasileiros estamos preparados para nos relacionarmos com as pessoas de todas as regiões do próprio país ou na América Latina que seja?

A resposta não está nos meios de telecomunicações avançados, mas na maneira de comunicação que o profissional utiliza para a distribuição do conteúdo, conhecimento. E as palavras que vêm da estrutura neurológica e comunicativa que estes oferecem para os seus pares.

As pessoas são movidas por sentimentos, incentivos, envolvimento, empatia, dentre inúmeras características que fortalecem os relacionamentos que direcionam ao objetivo de amizades e negociações mais assertivas.

Mas o que podemos fazer para conseguirmos alcançar a comunicação ideal entre as pessoas?

A resposta é muito complexa! Porque nos dias atuais, as pessoas não enxergam o que está ao redor e deixam passar detalhes das pessoas que as cercam. Bloqueiam a possibilidade de abertura de novos projetos, ideias, mudanças de pensamentos e a transformação tão esperada na vida.

A comunicação possui dois pontos: o transmissor e o receptor. Eles são importantes para que a mensagem tenha aceitação e para que isso ocorra tem que existir o equilíbrio de todas as partes.

Para alcançar o êxito da nova comunicação, o primeiro passo é entender a sua realidade atual de mudança. Quando queremos ampliar o alcance do nosso público, temos então que ver o novo com outros olhos. Isso nos incomoda porque queremos manter o que possuímos. E no novo destino, provavelmente, nada será igual ao que temos. Com isso, vários fatores nos impedem de chegarmos à excelência, como: as barreiras do idioma; os obstáculos da cultura; o descaso das pessoas; a rigorosidade no tratamento; o clima desafiador gerado pelo desconhecido; e logo, o julgamento de acertar sempre.

A comunicação não pode ter julgamento interno, pois o que impede a evolução é a falta de dedicação nas pesquisas, estudos, análise do ambiente. Para que com muito cuidado tenha a inserção a esta nova realidade.

O que as pessoas precisam entender é que basta manter a essência alheia para surpreender o outro, com espontaneidade, naturalidade e o simples prazer de se comunicar.

Espero que esse texto chegue em todos os continentes, mesmo escrito em português, mas que as pessoas possam traduzi-lo. Isso porque o seu conteúdo atende qualquer indivíduo e a comunicação assertiva não tem fronteiras.

Gostou do artigo? Quer saber mais como alcançar o êxito da nova comunicação e abrir portas para você chegar aonde deseja? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br

Confira também: O que preciso saber para me comunicar melhor nas reuniões on-line?

 

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa