Eu estava no final de mais um texto para mandar para vocês. Ele já tinha me custado um bom tempo de dedicação, era um dos mais inspirados que eu já tinha feito. Daí, do nada, ele sumiu do meu computador. Juro. Foi-se, escafedeu-se, desapareceu. Chamei todos os santos protetores da tecnologia, mas nada. O que eu fiz? Fui pro Facebook contar o ocorrido. E daí pra checar a timeline foi um pulo. Resultado? 56 minutos de pura distração. Não fiz nada, a não ser dar curtir aqui, compartilhar ali. Meu texto…ora. Não voltou.
Quantas vezes eu já fiz isso, nem sei. Mas me dei conta de que já passei tempo demais me distraindo e, com isso, deixando de realizar o que de fato importa. No final deste dia, eu perdi o texto, mas tomei uma decisão: modular e organizar meu tempo de distração.
Modular porque, óbvio, ninguém deixa hoje em dia de checar emails, ver séries de TV e navegar nas redes sociais. Mas organizar significa dar um horário para isso e escolher o que de fato vale a pena. No meu caso, que tenho página profissional no Facebook, site, etc., entro ao menos uma vez ao dia e não mais do que duas. Também decidi parar de seguir pessoas que postam coisas inúteis ou que me incitam à discussão desnecessária. Escolhi também apenas um ou outro jornal e revista para ler. O resto, deletei.
Em tempos de excesso de informação, escolher o que deixamos entrar no nosso corpo, mente e espírito é fundamental. Temos que saber fazer uma curadoria muito esperta e, com isso, retomar as rédeas da vida – porque ao estarmos distraídos, perdemos o contato com a gente mesmo. Estar distraído é estar desconectado, portanto. Desconectado das pessoas, de quem você quer conversar, dos seus sonhos e dos seus planos.
Então, vamos lá. Uma atividade bem simples para te ajudar a sair dessa:
- Responda sinceramente: quanto tempo do seu dia você fica nas redes sociais, lendo emails, ou vendo TV?
- Quais deles são realmente essenciais? Encontre um momento no seu dia, ou dois, que seja, para poder acessá-los. Coloque na agenda o que decidiu. Ex: Ver Face só de manhã e à noite. Ok, mas qual o horário para isso? Idem para ler emails, ver jornal ou TV. Lembre-se: se não está na agenda, não é real. Bote na agenda.
- Com o que você poderia usar o tempo que gastava se distraindo para realizar seus planos, projetos, tarefas etc.? Cite três exemplos.
Agora, bote tudo isso em prática. Você vai ver que o tempo que precisava para fazer um curso, ler aquele livro, meditar, fazer ginástica, pesquisar sobre um novo empreendimento vai aparecer. E você vai andar com sua vida para onde você quer que ela vá.
Com amor e com alma,
Karinna
PS: Esta ilustração foi feita pela Pâmela Rattis, minha cliente que, além de muito boa designer, também faz ilustras fofas como esta! Mais infos no site dela: www.pamelarattis.com.
PS 2: Reforma à vista! Meu site ficará fora do ar por duas semanas a partir de amanhã. Além de ficar mais fácil de navegar, com conteúdos mais à mão e novas formas de visualização, vai ficar lin-do! Enquanto isso, aproveite para visitar minha Fanpage no Facebook e meu canal no Youtube, com os vídeos que posto toda semana com a resposta às perguntas que meus leitores me fazem. Você tem uma questão também? Oba! Mande um email para oi@karinnaforlenza.com ou para contato@cloudcoaching.com.br. Até mais!
Participe da Conversa