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A Empatia como protagonista nas vendas!

Compreender os sentimentos, pensamentos e motivos de outra pessoa, é extremamente importante no mundo das vendas. Coloque-se no lugar do potencial cliente, senta, compreenda e entenda suas necessidades!

Compreender os sentimentos, pensamentos e motivos de outra pessoa, é extremamente importante no mundo das vendas. Colocar-se no lugar do potencial cliente, sentir, compreender e entender quais são suas necessidades, implica em saber exatamente como prosseguir, com base nos sinais e informações que o cliente lhe transmitiu.

É dessa forma, que a empatia trabalha a nosso favor. Um empreendedor de sucesso, deve acreditar verdadeiramente que pode satisfazer os desejos do cliente. Através do uso da empatia, é possível enxergar as desvantagens, características e limitações do seu produto ou serviço do ponto de vista do seu público-alvo, possibilitando assim, uma conexão mais profunda e direta com as dores do seu cliente, o que impacta diretamente na melhoria dos relacionamentos, gerando mais vendas e consequentemente um crescimento saudável para o negócio.

Uma técnica muito efetiva para desenvolver a empatia foi criada pelo psicólogo americano Dr. Marshall Rosemberg, chamada de Comunicação Não Violenta ou Empática, que é baseada no entendimento das necessidades de todo o ser humano e que podem ser analisadas através de suas expressões, representadas por quatro componentes: observação, sentimento, necessidade e pedido.

Primeiramente observamos o que está acontecendo numa situação sem nenhum tipo de avaliação, depois comunicamos como nos sentimos ao observar aquele comportamento.

Em terceiro lugar reconhecemos quais de nossas necessidades estão ligadas aos sentimentos que identificamos e então podemos expressar um pedido para outra pessoa sobre o que queremos, com o objetivo de melhorar a nossa relação.

Ao usarmos esse tipo de comunicação evitamos o uso de julgamentos (o cliente é chato, somente reclama) tão comuns à nossa linguagem e conseguimos gerar uma conexão com a outra pessoa sem agressão ou culpa.

A parte interessante dessa técnica é que ela pode ser invertida para entrar em empatia com a necessidade do outro, descobrir suas reais necessidades e atendê-las de forma que seja construtiva para ambos os lados.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
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