Muitos de nós foram educados para trabalhar em grandes empresas com carteira registrada ou prestar concurso público e investir em patrimônios e recursos para no futuro, quando aposentar, ter uma segurança financeira.
Porém, as prioridades e a forma de enxergar as oportunidades e a vida mudam com o passar dos anos. O ser humano precisa estar em constante atualização e desenvolvimento. Os Jovens de hoje já possuem uma nova perspectiva enxergando diversas oportunidades, tanto em organizações, quanto em projetos empreendedores.
O ideal é ter sempre um plano A, B e C em sua mente. Percebo que os Jovens de hoje já estão se preparando para esta realidade. Inclusive com outra crença, onde a realização profissional é mais importante que a carreira em uma determinada empresa.
Acredito que o importante é estar feliz, seja onde for, fazendo o que realmente faça sentido para você e sua vida.
Particularmente educo meu filho, para ter uma visão ampla do mercado, pois, existem muitas oportunidades para começar sua vida profissional, os jovens não precisam esperar se formar para iniciar suas experiências profissionais, podem iniciar sua experiência antes mesmo de concluir o ensino médio, empreendendo suas ideias, ou até mesmo participando de projetos sociais e serviços voluntários, estas experiências são excelentes oportunidades de avaliar suas habilidades, identificar o que gosta e o que não gosta, ou o que tem facilidade e dificuldade, associar seus valores e crenças à sua missão de vida, equilibrar seus sonhos e necessidades com a sua realidade.
Talvez você ainda tenha muitas dúvidas, sobre sua vida profissional, mesmo já com uma carreira iniciada, sente vontade de jogar tudo para o alto. Tanto a escolha profissional, quanto a transição, ambas começam no concreto e também no psicológico.
Esta insatisfação surge, quando seus valores, objetivos, prioridades, necessidades e crenças, não estão mais alinhados com suas escolhas. Não é fácil fazer uma transição profissional quando se tem responsabilidades com família e com um padrão de vida já estável. Mas também não é impossível, desde que seja estudado e planejado para que não haja grandes impactos. É preciso investir um tempo em você, pois quanto maior o autoconhecimento, mais fácil de tomar decisões conscientes.
Uma vez decidido seguir em busca deste autoconhecimento é preciso estar comprometido consigo mesmo e iniciar outras buscas internas necessárias para a autoanálise, como por exemplo:
O que você acredita ser essencial para a sua vida? Quais são os seus valores? Lembre-se que quando andamos com os valores de outras pessoas nós nos perdemos de nós mesmos!
Quando você conseguir se conectar com a sua essência e direcionar atitudes, pensamentos e sentimentos para alcançar seus objetivos, você estará apto a agir na direção das suas metas mais ousadas.
Acredite em você e no seu potencial, direcione sua atenção para o que realmente deseja na vida e a sua energia para tudo que lhe faz feliz, lembre-se que energia parcial gera resultados parciais, então se você realmente deseja algo, e acredita fazer sentido para a sua vida, não meça esforços, utilize suas qualidades e habilidades a seu favor, direcione toda sua atenção e energia para a conquista dos seus objetivos.
Direcionar a atenção na medida certa para a conquista do objetivo, juntamente com a determinação, o conhecimento e a ação bem planejada, é o caminho certo para o sucesso!
Seja sempre honesto com você e com os outros, viva em harmonia com seus sentimentos e com sua consciência, sonhe, planeje, acredite, dedique-se muito e faça acontecer!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa