A Força Realizadora do AMOR!
“Quando nos unimos pelo amor, somos uma potência realizadora do bem, de ajuda ao próximo; quando nos unimos pelo ódio, vamos produzir guerras e destruição.”
Começo este texto com esse pensamento que não poderia ser mais adequado para o momento atual em que vivemos, onde milhares de pessoas estão sofrendo pela união do ódio e do desamor.
Pessoas unidas pelo amor desfrutam de relacionamentos significativos e enriquecedores. E quando falo de relacionamento, não digo exclusivamente de relações amorosas: o amor é uma emoção poderosa que pode unir casais, famílias, amigos e até comunidades inteiras.
Quando as pessoas compartilham um amor genuíno umas pelas outras, o reflexo vem em uma série de benefícios, pois o amor permite que as pessoas se apoiem mutuamente em tempos de alegria e tristeza.
Quando você se importa profundamente com alguém, então você está disposto a estar ao lado deles nos momentos difíceis. Pessoas que se amam estão dispostas a ajudar umas às outras em situações práticas, o que pode envolver cuidar de um ente querido doente, ajudar com tarefas domésticas ou simplesmente desferir uma palavra de afeto e fraternidade.
A sensação de ser amado e amar alguém é profundamente gratificante, além disso cria vínculos de confiança e cumplicidade.
Sentir-se amado é muito além do que uma sensação ou um sentido. Sentir-se amado é uma experiência emocional profundamente reconfortante e gratificante. Por sua vez, amar alguém, distribuir e compartilhar amor é um ato poderoso e significativo que pode ter a força para um impacto positivo não apenas na vida daqueles que recebem amor, mas também na sua própria vida.
É uma relação explícita de ganha-ganha: somos fortalecidos, contagiados por boas energias, as forças se unem e parece que a mágica da evolução humana se abre de uma forma inexplicável.
Expressar gratidão e apreço pelas pessoas que estão em sua vida é uma maneira simples, mas eficaz, de distribuir amor. Dizer “obrigado” e reconhecer o valor que os outros têm em sua vida fortalece os relacionamentos.
Oferecer ajuda e apoio aos amigos e familiares em momentos de dificuldade é uma maneira poderosa de distribuir amor. Tente entender os sentimentos e perspectivas dos outros, mesmo que você não concorde com eles.
A empatia mostra que você se importa com o que os outros estão passando. Simples e pequenos gestos fazem toda a diferença neste mundo hostil e êmulo em que vivemos, sobretudo nos dias atuais. Cuidar do bem-estar emocional, mental e físico das pessoas que você ama é uma forma de demonstrar amor. Incentive hábitos saudáveis e ofereça seu apoio em momentos de necessidade.
Quando o desamor está presente, pode haver uma crescente distância emocional entre as pessoas envolvidas. Os sentimentos de carinho, afeto e intimidade diminuem. Esta é a principal porta de entrada do ódio e desunião, cuja consequência é, de fato, devastadora e catastrófica, além de promover uma emoção tóxica que pode ter consequências prejudiciais para a saúde emocional e a sociedade em geral; além de que o ódio muitas vezes leva a preconceitos e discriminação, nos quais as pessoas tratam o objeto do ódio de maneira injusta e desrespeitosa.
É importante notar que o ódio não é inerente às pessoas; é uma emoção que pode ser alimentada por várias influências como, por exemplo, experiências passadas, crenças, preconceitos e propaganda. Lidar com o ódio requer esforços significativos para promover a empatia, a compreensão mútua e a tolerância.
A educação, o diálogo e a busca de soluções pacíficas para conflitos são maneiras de combater o ódio e promover a harmonia e a cooperação. Daí vem a similitude deste texto com a frase que comecei: o mesmo esforço feito para promover o ódio, é o para promover o amor; o que difere é o fruto colhido pelo mesmo esforço em caminhos diferentes a serem seguidos.
Promover a união através do amor significa diversidade de perspectivas, o que pode levar a soluções mais inovadoras. Quando as pessoas se unem, podem combinar suas habilidades, recursos e ideias para resolver problemas de forma mais eficaz.
A união pode empoderar as pessoas, dando-lhes uma voz mais forte e a capacidade de fazer mudanças positivas em suas vidas e em suas comunidades. Isso porque, quando as pessoas compartilham objetivos comuns e trabalham juntas, elas têm mais chances de alcançá-los. No entanto, a força da união não é automática e requer esforço, comunicação eficaz e cooperação mútua.
Quando as pessoas se unem de maneira construtiva, podem alcançar coletivamente o que seria difícil ou impossível de atingir individualmente. A força da união é uma força poderosa para criar mudanças positivas e promover o bem-estar em todos os níveis da sociedade.
A “potência realizadora do bem” se refere à capacidade das pessoas de realizar ações e esforços que têm um impacto positivo nas suas vidas, nas vidas dos outros e na sociedade como um todo. É a habilidade de fazer o bem e contribuir para um mundo melhor.
Essa potência realizadora é fundamental para promover o bem-estar, a justiça, a empatia e a cooperação. Muitas vezes, pequenos atos de bondade e ações individuais podem ter um impacto significativo. Cada pessoa tem o potencial de ser um agente de mudança positiva em sua comunidade e no mundo.
Creio que o amor é a única força dinâmica e invencível que leva todo ser humano a doar de si mesmo ao próximo.
Hoje, como idealizadora do maior programa de mentoria para mulheres do Brasil, tenho orgulho de poder contar com a participação de mais de 600 mentores voluntários que decidiram fazer a transformação social, no exercício do amor ao próximo.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre a força do amor e a “potência realizadora do bem” para realizar ações que tenham um impacto positivo nas sua vida, na dos outros e na sociedade como um todo? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Junte se nós! ❤️
Edna Vasselo Goldoni
https://www.institutoivg.com.br
Confira também: COMITIVA BRASIL: Mulheres Brasileiras Unidas pela Equidade de Gênero
Pausa necessária
Pensando em devolver à sociedade um pouco do que havia conquistado, criou o projeto “Semeando Pérolas”, uma ação social que realizava em comunidades carentes, hospitais e empresas, empoderando mulheres e valorizando suas histórias. Em pouco tempo, foi convidada pela ONU para representar o Brasil no Congresso Mundial ONU Mulheres.
Nasce o Instituto
Em 2017, nasceu o IVG – Instituto Vasselo Goldoni com o objetivo de trabalhar o protagonismo feminino. Desde então, sua missão tem sido mostrar para as mulheres, o quanto elas são capazes de conquistar tudo o que quiserem.
Com grande força realizadora e muito senso de responsabilidade, segue à frente do IVG, trabalhando pelo empoderamento feminino, desenvolvimento e capacitação de mulheres, através de programas de mentoria, entre outras atividades diversas que ocorrem em paralelo com o mesmo foco: protagonismo feminino | empoderamento feminino | a força da mulher | liderança feminina | carreira de sucesso |
Participe da Conversa