A Grandiosidade das Mulheres no Globo de Ouro
Não é mais novidade pra ninguém o sucesso da cerimônia de premiação do Globo de Ouro. Porém, gostaria de falar um pouco neste artigo sobre o posicionamento das mulheres nesta edição.
Atrizes renomadas. Grandes. Conhecidas. A maioria delas não são mais aquelas jovenzinhas com corpos e rostos perfeitos. Por isso o prêmio também se destacou pela beleza sofisticada e atemporal de famosas com mais de 40 anos que passaram pelo tapete vermelho da prestigiosa cerimônia de premiação internacional.
Brilho, elegância e muita confiança foram pontos altos do evento que reuniu mulheres que provaram que maturidade transcende padrões.
Em uma nota para o G1, a maquiadora Chloé Gaya e o hairstylist Maurício Pina, da Jacques Janine, “a beleza dessas mulheres foi evidenciada pela naturalidade e pela expressão de suas histórias pessoais, que fazem cada traço e escolha de estilo contarem algo especial”.
Indo um pouco mais a fundo, me deslumbrei com a beleza “simples”, porém sofisticadíssima das protagonistas do evento. Com sua atuação em SOS Malibu, a atriz Pamela Anderson tornou-se um símbolo de beleza global e, de fato, durante muitos anos, se beneficiou da atenção e da fortuna decorrente dessa imagem de perfeição.
No entanto, na cerimônia, ela estava totalmente livre de maquiagem. A ousadia de Pamela ao evidenciar sua beleza natural é inspiradora. Isso nos lembra que a autoconfiança é o componente mais importante de qualquer visual. Além disso, que simplicidade de seus cabelos soltos e bem tratados! Um estilo que destaca sua autenticidade e segurança em si mesma.
Demi Moore e Nicole Kidman também se destacaram nesse tema. Com 62 anos, Demi apresentou um visual que mescla audácia e elegância, com uma maquiagem que realçou seus olhos, enquanto os lábios permaneceram sutis. Os olhos bem esfumados em tons quentes transmitiram sua força e vitalidade que são protagonistas não só no palco, mas também na vida cotidiana. Com um cabelo longo, liso e brilhante: uma característica marcante de Demi. Esse estilo reflete, sem dúvida, uma combinação de simplicidade e sofisticação, revelando sua personalidade forte e atemporal.
Já Nicole, aos 57 anos, exibiu um look clássico com toques modernos, apresentando uma maquiagem leve com blush em tom rosado, o que lhe conferiu uma aparência limpa e natural. Seu penteado elegante e informal, com fios levemente presos, foi amplamente elogiado por críticos de moda.
Falando de Fernanda… ou melhor, de Fernandas.
A grande vitória brasileira da noite, nossa Fernanda Torres, foi o que mais me emocionou. Não somente pelo prêmio que recebeu: de melhor atriz Filme de Drama por seu papel em “Ainda Estou Aqui”.
A intensa interpretação da artista impressionou a crítica internacional, solidificando seu talento em um dos mais importantes cenários do entretenimento global. Apesar disso, o discurso que fez sobre sua mãe, Fernanda Montenegro, durante a premiação, foi de arrepiar:
“Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.”
Um exemplo de superação que ultrapassa gerações. E, sem dúvida, ela também estava numa elegância de encher os olhos! Segundo o portal G1, “A leveza dos tons trouxe frescor e destacou sua expressão radiante ao celebrar a vitória”.
A matéria também fala sobre o cabelo da atriz, que foi deixado solto com ondas suaves e volume natural. “O cabelo solto e levemente texturizado trouxe um ar de frescor e modernidade, que complementou perfeitamente a elegância de Fernanda”.
Dentre várias expressões de sororidade e empoderamento feminino, o que mais me deixou perplexa positivamente foi a reação de Tilda Swinton ao ouvir Viola Davis apresentar a campeã, Fernanda, ilustra perfeitamente o espírito de sororidade: há, de fato, mulheres que se celebram e torcem pelo sucesso de outras, mesmo aquelas que estão em competição direta.
Elas eram “concorrentes”, disputando o mesmo prêmio, porém a reação de felicidade de Tilda foi lindo de ver. O triunfo de uma mulher representa a conquista de todas nós. Em entrevista à GloboNews, Fernanda comentou que Tilda foi parabenizá-la pessoalmente. “Quando fui andando pro palco, pessoas que admiro tanto aplaudindo, a Tilda veio na mesa da gente superemocionada, muito lindo”, contou a brasileira.
As mulheres brilharam neste prêmio. Um exemplo de empoderamento e sororidade, além do claro cenário em que as mulheres estão cada vez mais em ascensão!
Gostou do artigo?
Quer falar mais sobre o empoderamento e a sororidade entre mulheres na edição do Globo de Ouro de 2024? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Edna Vasselo Goldoni
https://www.institutoivg.com.br
Confira também: Igualdade, Equidade e Sororidade: O Tripé Poderoso para Mulheres Contemporâneas
Palavras-chave: mulheres no Globo de Ouro, Globo de Ouro, Globo de Ouro 2024, empoderamento feminino, sororidade entre mulheres, elegância atemporal, mulheres no Globo de Ouro 2024, empoderamento feminino na premiação, histórias de sororidade, belezas femininas no tapete vermelho, elegância atemporal das mulheres
Pausa necessária
Pensando em devolver à sociedade um pouco do que havia conquistado, criou o projeto “Semeando Pérolas”, uma ação social que realizava em comunidades carentes, hospitais e empresas, empoderando mulheres e valorizando suas histórias. Em pouco tempo, foi convidada pela ONU para representar o Brasil no Congresso Mundial ONU Mulheres.
Nasce o Instituto
Em 2017, nasceu o IVG – Instituto Vasselo Goldoni com o objetivo de trabalhar o protagonismo feminino. Desde então, sua missão tem sido mostrar para as mulheres, o quanto elas são capazes de conquistar tudo o que quiserem.
Com grande força realizadora e muito senso de responsabilidade, segue à frente do IVG, trabalhando pelo empoderamento feminino, desenvolvimento e capacitação de mulheres, através de programas de mentoria, entre outras atividades diversas que ocorrem em paralelo com o mesmo foco: protagonismo feminino | empoderamento feminino | a força da mulher | liderança feminina | carreira de sucesso |
Participe da Conversa