A tecnologia, sem sombra de dúvida, chegou com tudo para nos ajudar, colaborar na realização de múltiplas tarefas e resoluções de questões pessoais, sociais, profissionais, etc.
Mas, ela, infelizmente, não tem cérebro! Não raciocina! E, nós, por nossa vez, a usamos muitas vezes erroneamente. Haja visto restaurantes lotados de pessoas que não mais conversam entre si, não trocam olhares que poderiam estar dizendo TUDO!
O foco é na ansiedade dinâmica pelas noticias via facebook, jogos ou vídeos mais acessados ou ainda enviar e receber mensagens através do whatsapp.
Com este panorama, há agora, cursos, livros que nos ensinam a ouvir atentamente.
Em que ponto chegamos! Curso de Escutatória!
Bem, vamos lá!
- Você é capaz de ouvir adequadamente o que seu interlocutor diz?
- Consegue receber e entender mensagens através do olhar desta pessoa ou mesmo de sua expressão corporal?
- Em conversas formais e informais quantas vezes disse: – Oi! Ah! Estava distraído! Com celular, televisão, computador, diálogos internos!
Distraído com tudo que lhe rouba o essencial!
Chefes ao receberem seus subordinados não levantam os olhos, não apresentam interesse genuíno por algo ou alguém, por estarem vidrados nos assuntos da tela do computador.
A boa notícia é que vem aumentando o número de líderes que intuitivamente ou por formação praticam a escuta ativa e a empatia.
Dicas para você!
Ouça atentamente as pessoas com estilo de comunicação diferente do seu. Para compreender o significado do que é dito, concentre-se totalmente naquilo que estão dizendo ou omitindo. Incentive-as a falarem sobre si, clarifique aquilo que escutou e reflita sobre o que ouviu. Perceba o significado e as diferenças entre as palavras, o tom de voz e a linguagem não verbal.
A escuta eficaz permite que você demonstre interesse, estabeleça uma relação de confiança com os colaboradores e entenda suas necessidades. Dá oportunidade para que exprimam as suas emoções, sentimentos, percepções e sugestões.
Exercite a capacidade de ouvir e para isso, três exercícios são fundamentais:
I) Faça perguntas. Isso fará a outra pessoa perceber sua interação na comunicação e seu interesse em obter mais informações;
II) Escuta ativa ou empática. A líder procura compreender a realidade do outro e entender o que sente. Coloca-se em seu lugar com facilidade e prazer;
III) Parafrasear. É preciso ouvir com muita atenção, porque você usará algumas palavras que ouviu do interlocutor para continuar a conversa. Esta ação evidencia que a mensagem foi corretamente recebida.
É chegada a hora de praticar! Mãos à obra!
Quero ver sua mudança!
Abraços fraternos!
Até a próxima!
Participe da Conversa