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A Importância da Comunicação na Gestão de Empresas

Em recente entrevista concedida para Maria Rita Werneck para o Conselho Regional de Administração, Reinaldo Passadori abordou a importância da Comunicação para uma gestão de sucesso. Confira!

A Importância da Comunicação na Gestão de Empresas

A Importância da Comunicação na Gestão de Empresas

Meu filho Gabriel iniciará nesse ano o curso que ele escolheu – Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Está todo feliz, ansioso por entrar na faculdade, passou direto. Até mesmo porque cursou o Técnico em uma boa e renomada escola, o CONSA – Colégio Nossa Senhora Aparecida. E, claro, nós os pais também estamos satisfeitos com esse momento tão importante da vida dele, repleta de sonhos e expectativas. Me fez lembrar de quando prestei vestibular e fiz também Administração. Na época, cursei nas Faculdades Integradas de Guarulhos e, posso dizer: já se vão vários anos.

A administração de empresas está vinculada diretamente ao processo de uma corporação, desde a sua criação às diversas áreas que compõem a sua dinâmica e funcionamento, envolvendo todas as áreas e relações internas e externas com os stakeholders. Um papel fundamental em uma empresa é a sua liderança, a iniciar pelo seu fundador ou sócios. Hoje retratados em startups, MEIs (Microempresas individuais), pequenas, médias e grandes empresas. Tendo em comum uma estrutura de desenvolvimento de produtos, a sua comercialização e a obtenção de lucro, razão da existência de uma empresa, a não ser que tenha outra missão, como por exemplo: ONGs, assistenciais e outras entidades sem fins lucrativos.

O que todas têm em comum é uma cadeia de relacionamentos internos e externos, exigindo dos seus líderes ou responsáveis uma habilidade, normalmente pouco valorizada e desenvolvida no sistema educacional brasileiro, que é a habilidade de comunicação oral.

Tanto é verdade que recebemos anualmente milhares de alunos ávidos pelo desenvolvimento dessa habilidade. Aferidas quando em ação em situações a que são expostas no dia-a-dia do trabalho da organização. Por exemplo: liderança, vendas, negociações, motivação, participação em reuniões, atendimentos a clientes, planejamento, avaliações. Criação de clima organizacional adequado e contato com pessoas o tempo todo, quer seja por telefone, mídias digitais, contatos presenciais. Além disso, por meio de palestras, apresentações em público e realização de palestras.

Em recente entrevista concedida para Maria Rita Werneck para o CRA – Conselho Regional de Administração, no Canal a serviço de Administração, abordei esse tema: A importância da Comunicação para uma gestão de sucesso. Então aproveito o ensejo desse artigo para falar sobre o conteúdo da entrevista, considerando a inteligência das perguntas e a simplicidade das respostas.

– Reinaldo, você acha que as pessoas, no ambiente corporativo sabem se comunicar com eficiência? Se não, o que está faltando ou precisando melhorar?

–  Há pessoas que estão bem-preparadas em comunicação, ou por terem um dom natural e facilidades para se comunicarem ou por terem se preparado para isso, quer seja por meio de cursos e treinamentos ou ali, na lida diária, passando por dificuldades e aprendendo do jeito mais difícil, que é experimentando, errando, corrigindo, errando de novo e assim aprendendo. As nossas escolas não preparam os seus alunos para tal habilidade, ressalvadas eventuais exceções.

– Lido quase que diariamente com esses problemas que os profissionais têm, desde timidez, medo de falar em público, uso inadequado da voz, com falas lineares, sem vida, dicção ruim, inexpressividade facial ou corporal, sem saber o que fazer com as mãos e dificuldades na fluência verbal para desenvolver uma linha de raciocínio clara e objetiva. Na medida das necessidades, os profissionais buscam esse tipo de complementação de formação, por entenderem que tem um potencial tão grande e é subutilizado pelas dificuldades ainda existentes de comunicação.

Pergunta: – Talvez um dos principais diálogos responsáveis pelo sucesso de um negócio ou gestão é a comunicação entre os líderes e os seus liderados. Como você tem visto essa relação atualmente, de fato, quem não comunica, não lidera? (aproveitando o título de um dos seus livros).

Resposta: – Nesse livro, “Quem Não Comunica, Não Lidera”, procurei juntar duas forças poderosas individualmente, mas que se potencializam quando juntas: a comunicação e a liderança. Acredito que grande parte do sucesso de um empreendimento está vinculado diretamente à capacidade de comunicação dos seus líderes em todos os níveis, pois essa habilidade desenvolvida gera motivação, clima organizacional positivo, compreensão do que foi dito, discussão e debates para esclarecimentos, diálogos abertos para a definição de estratégias e táticas para o solucionamento de problemas e as pessoas trabalhando felizes, sendo devidamente valorizadas e respeitadas. Ainda mais agora, como tendência para o futuro, de uma maior valorização da humanização, empatia, alteridade e ambientes saudáveis e ecologicamente corretos.

P – Você tem alguma dica de curso ou treinamento que um líder precisa no currículo para aprender a se comunicar?

R – Claro, os que desenvolvemos na nossa escola têm ajudado a milhares de pessoas no desenvolvimento dessa habilidade. Os mais tradicionais cursos são: TAP – Técnicas de Apresentação em Público, para profissionais que já fazem apresentações, mas precisam de um aprimoramento técnico, outro é o Tradicional de Comunicação Verbal, onde abordamos toda a cadeia de elementos vinculados ao processo da comunicação, envolvendo aspectos psicológicos, físicos (voz e expressão corporal) e técnicos (gramática, vocabulário, roteirização, memorização etc.) Há outros, como por exemplo AT – Autoliderança Transformadora, no qual apoiamos as pessoas em um mergulho dentro de si mesmas e resgatarem o ser humano extraordinário que habita cada um, ajudando-as a segurarem firmemente as rédeas da sua vida e tomarem decisões e fazerem escolhas mais conscientes. Hoje, além de cursos, oferecemos serviços de mentorias para executivos e CEOs.

P – Você, como administrador, de que forma usou a comunicação na construção da sua trajetória profissional?

R – Usei e uso, desde que iniciei a minha empresa e já se vão 37 anos e nesse período treinamos mais de 120 mil pessoas, atendemos a mais de mil empresas, tivemos dezenas de colaboradores, atendemos a fornecedores, vendedores, treinamos facilitadores, vendemos, participamos de reuniões, negociamos, fizemos milhares de palestras e apresentações, lidamos com a imprensa, atuamos em mídias digitais, desenvolvemos cursos em universidades, realizamos centenas de palestras. Imagine isso tudo sem um bom preparo de comunicação. Confesso que nem tudo foi ou é fácil, pois a cada dia há algo novo a aprender, mas o fator principal do nosso sucesso, sem dúvida, é atribuído ao nosso contínuo aprimoramento da habilidade de comunicação dos nossos professores e colaboradores.

P – Como é possível conseguir se comunicar com diversos tipos de públicos, respeitando as suas características individuais?

R – Reconheço que não é fácil saber lidar com as diferenças. Há uma palavra que muito sintetiza isso que é a alteridade – capacidade de entender e acolher o outro na condição dele ou dela, sem julgamentos, aceitando as pessoas como são e não do jeito que gostaria que elas fossem. Nos estudos sobre tendências, observamos como uma das principais, a humanização, o respeito, o exemplo, o controle emocional para lidar com situações adversas e sabermos lidar com o nosso temperamento, adiar julgamentos e manter-se em equilíbrio e consciência a maior parte do tempo.

P – Como você tem visto a importância da internet, principalmente das redes sociais, na comunicação corporativa?

R – Inegavelmente a internet assumiu papel relevante nesse novo contexto, sinalizando um novo normal que ninguém efetivamente sabe onde vai dar. Com as mudanças de cenário impulsionadas pela tecnologia e pela pandemia do Coronavírus, mais e mais passamos a adotar o home office. Utilizado também para treinamento, troca de informações profissionais pelo LinkedIn. Deixando o Instagram mais para o lado social e cada um postar as imagens e mensagens pessoais. E-mail ainda é muito usado para divulgações, envio de mensagens, propostas, relatórios e e-mails substituíram o correio. Temos o nosso canal no YouTube, usamos no dia a dia o WhatsApp para envio e recepção de mensagens, vídeos e fotos. E precisamos estar familiarizados com plataformas, detalhes técnicos para tornar as nossas apresentações cada vez mais profissionais.

P –  Quais livros você recomenda para quem deseja aprimorar a sua habilidade de comunicação?

R – Claro que os que desenvolvi são os que mais acho apropriados para indicar. Isso porque são frutos de milhares de horas de treinamento e exercícios em sala de aula, de trocas de experiências e aprendizados. Sugiro o livro “As 7 dimensões da Comunicação Verbal”. Outro que gosto e acho útil e imperdível é o “Quem Não Comunica Não Lidera”, abordando as duas forças complementares: liderança e comunicação. O intuito é apoiar as pessoas a potencializarem o seu poder de influenciar e de impactar outras pessoas.

P – Reinaldo, gostaríamos de te agradecer por participar do nosso programa aqui do CRA. E deixamos um pequeno espaço para falar dos seus produtos e os seus contatos.

R – Agradeço, Maria Rita, pela gentileza da entrevista. Espero que tenha sido útil para os associados do CRA e demais participantes. Temos um projeto que tem chamado a atenção de muitos profissionais com grande experiência e cultura, coaches, mentores, professores. É o Curso de Formação de Palestrantes, preparando profissionais para proferirem palestras profissionais e serem bem remunerados por isso, adotando palestras como carreira e negócio. Outro projeto, em finalização, já temos livros prontos é o Projeto FALAR. Um projeto para jovens de ensino médio, preparando os nossos jovens para terem maior segurança e desenvoltura nas suas iniciais experiências profissionais.

P – Fique à vontade para deixar os seus contatos para o nosso público e seguidores.

R – Agradeço mais uma vez e temos o nosso site: www.passadori.com.br, o nosso canal no YouTube: Falar é fácil com Reinaldo Passadori, WhatsApp: 11 98521 7750 e LinkedIn, meu próprio nome, Reinaldo Passadori

Assim se encerrou uma entrevista bem agradável com a Maria Rita. Espero que você tenha refletido sobre como anda a sua comunicação. Se já fez algum curso ou mentoria, se já conhece os seus talentos e habilidades desenvolvidos. Se há algo por fazer, talvez seja esse o momento. Isso porque o mundo precisará cada vez mais de pessoas preparadas para nele servirem nessa configuração que se avizinha e será o nosso futuro.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância da comunicação na gestão de empresas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/

Confira também: Modelo Canvas: Como utilizá-lo para Ser Palestrante?

 

Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 39 anos de história formou mais de 130.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
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