A Importância da Gestão e Liderança Humanizadas
No artigo passado falamos sobre a importância de criar senso de pertencimento, conexão com o propósito da organização e a necessidade de um ambiente onde o colaborador sinta sua importância.
É evidente que a empresa é um organismo vivo, que ações internas refletem na ponta e consequentemente na satisfação do cliente.
A famosa frase de Peter Drucker retrata bem este contexto:
“A cultura come a estratégia no café da manhã”.
Em outras palavras, de nada adianta criar uma magnífica estratégia de excelência no atendimento ao cliente, se ela não estiver inserida na cultura e praticada no dia a dia.
Os líderes têm um papel fundamental para disseminar essa cultura e são os protagonistas para o desenvolvimento e engajamento dos profissionais. O trabalho desenvolvido por líderes gera resultado, não apenas em números.
De acordo com estudos da Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos EUA, o líder tem influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio, mas será que estão preparados para isso?
A considerar pesquisa feita pela Michael Page em 2020, temos muito que caminhar. Ela mostra que oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe.
Não é possível cobrar qualquer postura de comprometimento de um colaborador diante de um cenário como este.
É importante ter em mente que, caso a organização possua uma má liderança, a tendência é uma maior rotatividade, desânimo dos profissionais e até o fracasso da organização. Afinal, um líder que não consegue cativar sua equipe e desenvolver profissionais motivados e focados nos objetivos da organização pode apresentar resultados indesejados.
Em meio a tanta competitividade no mercado, a organização que pensa no sucesso, precisa de um líder eficiente e eficaz que auxiliará diretamente o desenvolvimento da empresa, não apenas um departamento ou setor.
É fundamental que as empresas tenham uma cultura de humanização, com líderes comprometidos em gerar resultados através das pessoas, ao mesmo tempo que olhem por elas.
O líder humanizado tem consciência de que pessoas são os recursos mais valiosos de uma empresa e que elas não representam apenas números. São capazes de enxergarem seus liderados por meio de uma visão mais humana e empática. Sente satisfação ao impulsionar o crescimento e o desenvolvimento da equipe, tanto no âmbito profissional, como no pessoal.
A pandemia evidenciou a importância de líderes com esta competência. A ameaça invisível da Covid, perdas de entes queridos, isolamento social, insegurança econômica, crise financeira e perspectivas ameaçadas têm minado a saúde mental das pessoas e os índices de depressão, ansiedade, síndrome do pânico têm atingido níveis altíssimos.
Diante deste contexto, ter um líder sensível e que entende as pessoas na sua integralidade e acolhe, faz toda diferença.
Importante ressaltar que o líder humanizado é aquele que também sabe cobrar resultados. Toma ações alinhadas aos objetivos da organização, ou seja, busca o equilíbrio.
O primeiro passo para se tornar um líder melhor é buscando o autoconhecimento, afinal, entendendo bem quais são seus pontos fortes e fracos, você consegue trabalhá-los e se desenvolver para, depois, ajudar e ser um exemplo para seus liderados.
A humanização pressupõe que não estamos prontos e que temos sempre pontos a desenvolver. Nos coloca em contato com nossas vulnerabilidades, então não tenha receio de assumi-las.
A troca de feedbacks entre líderes e liderados é uma fonte muito rica para impulsionar o crescimento pessoal e profissional. É preciso mostrar-se aberto, disposto a ouvir.
Pensar em diversidade e inclusão é fundamental para ter uma empresa em que há equidade, pluralidade e onde as pessoas se sentem confortáveis para serem elas mesmas. E é papel de uma gestão humanizada propor momentos de integração, para que todos se sintam acolhidos e aceitos dentro do ambiente organizacional.
É certo que a liderança humanizada tem uma grande relevância.
A ideia de um futuro melhor nas empresas é pensar, primeiramente, nas pessoas e em como podemos viabilizar seu melhor desempenho, para que a lucratividade seja uma consequência desse conjunto de ações.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre gestão e liderança humanizadas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/
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