Gostaria de compartilhar com você, caro(a) leitor(a), o 3º e último artigo resumindo uma pesquisa que realizei no ano de 2016. Apresentarei um outro resultado evidenciado, que é a importância da inserção do Coaching Vocacional na agenda de formação continuada dos professores do Ensino Médio. Para fazer a pesquisa, apliquei um questionário a professores que lecionam no Estado de Pernambuco, na qual foram obtidas 54 respostas.
A conclusão do Ensino Médio e a decisão acerca de qual carreira seguir constituem uma fase muito importante para os jovens e, em consequência, gera expectativas também nos grupos sociais dos quais participam (familiares e amigos, por exemplo). Nesse sentido, é usual que os estudantes busquem formas de apoio para a sua tomada de decisão, seja pesquisando informações, seja por meio de conversas com professores e profissionais já inseridos no mercado. Destaca-se, neste contexto, a utilização de ferramentas que podem auxiliar na decisão dos discentes, dentre elas o Coaching.
A pesquisa realizada também teve como objetivo identificar as demandas de formação continuada de professores que atuam no Ensino Médio no que se refere à orientação profissional em seu ambiente de trabalho. Dentre os resultados, notou-se que a maioria dos professores tem entre 25 e 29 anos e é do sexo masculino (53,7%). Em relação à busca dos estudantes por orientação no momento da escolha do curso superior, 83,3% dos docentes revelaram que são consultados pelos jovens, porém não se sentem plenamente capacitados para prover tal ajuda. Quanto a isso, os professores afirmaram que as escolas têm papel fundamental nesse processo, podendo realizar ações de formação continuada a fim de prepará-los para essa orientação profissional. Do total de respondentes, 89,9% têm interesse em participar de capacitações sobre Coaching Vocacional.
Assim, considerando uma predominância de professores jovens no Ensino Médio, salienta-se a importância da inserção de noções de Coaching Vocacional na agenda das formações continuadas, posto que essa ferramenta possibilita o autoconhecimento dos discentes e auxilia seus mestres na orientação profissional.
Até o próximo artigo!
Participe da Conversa