A importância da liderança no tempo de isolamento da COVID-19
Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o novo coronavírus está aumentando o sofrimento psicológico da população. O isolamento social, novo ambiente de convívio familiar, incerteza que o futuro traz e a ameaça com a perda de emprego estão agravando os problemas de saúde mental como a depressão e a ansiedade.
Pais e mães em home office sem suas bases de apoio, como a escola e ajudante do lar, casais tentando organizar suas rotinas, autocobrança com relação à produtividade, somado ao bombardeio de lives e cursos on-line gratuitos estão elevando ainda mais a angústia das pessoas. Então como um líder pode ajudar os colaboradores a passar por este momento desafiador?
A tecnologia possibilitou a comunicação remota entre os membros das organizações, auxiliando na gestão das tarefas do trabalho. Essas ferramentas também podem ser utilizadas pelos líderes para manter a qualidade da saúde mental e emocional dos colaboradores.
Penso ser fundamental promover reuniões de acolhimento, onde não serão tratados assuntos relacionados ao trabalho. O principal objetivo deste tipo de encontro é compartilhar sentimentos e preocupações, o que está vivo dentro de cada um no momento. É uma grande oportunidade de troca, inclusive para o líder, que assim como todos está passando por esta situação de stress.
Ao expor as vulnerabilidades permitimos uma maior identificação, conexão e empatia entre o grupo. Vejo que este momento pode ser a “cura” de muitas dores e sofrimentos que estamos passando. Outra contribuição do líder, caso perceba que um de seus colaboradores esteja apresentando um quadro fora da normalidade, envolvendo uma tristeza aguda, pode ser a indicação das diversas redes de apoio que surgiram e que estão prestando um serviço que considero humanitário e salvador.
Sempre acreditei que a missão de um líder vai além de gerar resultados para as empresas, suas atitudes influenciam e impactam diretamente a vida dos colaboradores podendo ser um dos pilares de grandes transformações na sociedade.
Sinto que o contexto da COVID-19 e o isolamento estão despertando assim uma liderança mais espiritualizada em muitas organizações.
Que o tal do “novo normal” traga mais humanização ao invés do processo de robotização que vínhamos acompanhando.
Samira Villano
https://www.linkedin.com/in/samira-villano-39222735
Confira também: As decisões Espiritualizadas em tempo de pandemia
Participe da Conversa