A Importância de Estimular a Consciência sobre o Coletivo
As sessões de psicologia positiva, assim como as de coaching, oferecem uma possibilidade de evolução bastante concreta: ajudam o cliente a ter noção das próprias habilidades, a usá-las em sua melhor potencialidade e a prospectar o próprio crescimento de forma mais realista e estruturada.
Os resultados surgem rápido. Não raro, em menos de três meses, é possível de fato ver uma mudança de rumo para o melhor. O coachee passa a tomar decisões mais acertadas, conduz as suas ações com mais propósito, sente-se mais coerente com os próprios valores e metas.
É claro que tudo isso, o faz ganhar energia e capacidade de realização. Nesse estágio, é comum o cliente falar nas sessões que se sente mais confiante, autoeficiente e preparado para os desafios da vida. Isso basta? Não, não basta. Sinaliza, evidentemente, um ótimo trabalho até aqui, mas é só uma parte da trajetória. Além de trabalhar com o cliente na manutenção e sustentabilidade do projeto dele de vida, há uma esfera bastante desejável a desenvolver: o impacto do seu sucesso na vida dos outros.
Saindo do “eu” para abraçar o “nós”
Uma vez conquistada uma posição mais confortável, então é hora de ajudar o seu cliente a pensar sobre como incluir o sucesso (ou o bem-estar) dos outros nos seus projetos de vida, trabalhar a amplitude das vitórias pessoais.
Interessante verificar se o seu cliente considera a possibilidade de reverberar essas conquistas para o entorno dele, seja no campo pessoal, profissional ou social. Algumas questões devem ser colocadas para estimular uma reflexão sobre o aspecto coletivo do aprimoramento, o que está intimamente relacionado com a sustentabilidade do seu projeto de vida de cada um.
São perguntas simples, mas que podem auxiliá-lo a entender as dimensões do crescimento, que sabemos, está diretamente entrelaçado com o sucesso (bem-estar ou dignidade) do outro também. Aliás, nunca tivemos provas tão concretas do quanto temos de crescer juntos para ter uma vida melhor.
A evolução solitária não só dura pouco como realiza menos.
Maior amplitude para as conquistas
Trabalhar a esfera do coletivo na evolução pessoal não é só uma questão ética e social, mas também um exercício de enriquecimento cognitivo, emocional e existencial. Abre as janelas do pensamento, traz uma análise mais múltipla, sofisticada e abrangente do todo e promove, outra amplitude da realização, mais sustentável, duradoura e espiritual. Engrandece não só a trajetória do seu coachee como também a amplitude do seu trabalho. E pode ser feito de forma delicada, ao longo das sessões, quando você sentir que é adequado e que há abertura para isso.
Então, aqui vão algumas colocações que podem ajudar o seu cliente ou coachee a considerar o aspecto mais abrangente da evolução.
Incentive esse tipo de reflexão perguntando, por exemplo:
- Como essa ação impacta no seu entorno? Quais as consequências para as pessoas ou mesmo para o meio ambiente?
- De que forma os seus planos interferem no bem-estar dos outros?
- Quais são as consequências desse passo que você pretende tomar para os seus familiares, amigos, colegas de trabalho ou então para a sociedade?
- Como pretende utilizar essa habilidade que você desenvolveu em você para ajudar o outro? Para reverberar sucesso e crescimento?
- Diante dessa conquista, como você pode então auxiliar os outros a crescerem também?
- De que forma você pode ser uma pessoa importante na evolução do outro?
- Como você pode ajudar o outro a crescer com você, dentro das possibilidades de desejos dele?
- Quem contribuiu diretamente e indiretamente com a sua conquista? Qual foi a participação e a importância de cada um no seu desenvolvimento? Entende que eles poderão se sentir melhor com o seu reconhecimento?
- Como você pode, de fato, contribuir com a vida dos outros?
- Qual a sua disposição para compartilhar o que você aprendeu e assim apoiar o crescimento coletivo? Como pode fazer isso?
Bora lá! Entende que essas informações podem ter uma importância prática para você? Importante trocarmos experiências e processos para que possamos assim evoluir. Vamos conversar sobre o assunto.
Gostou do artigo? Quer saber mais como estimular a consciência sobre o coletivo? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Tatiana Avolio
https://www.estacaolideranca.com.br
Confira também: Você está de fato entendendo o que o seu coachee fala?
Participe da Conversa