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A importância de pensar no longo prazo

Para que novos negócios emplaquem e permaneçam no mercado é preciso ter muito equilíbrio, desapego, persistência e visão de futuro. Parece óbvio, mas não é!

pensar a longo prazo

A importância de pensar a longo prazo

Difícil, mas muito necessário. Para que novos negócios emplaquem e permaneçam no mercado é preciso ter muito equilíbrio, desapego, persistência e visão de futuro. parece óbvio, mas não é! Muito raro um negócio que é construído para durar, fazer sucesso do dia para noite.

Alguns empreendedores e empresários ainda ficam surpresos ao perceber o quanto precisam ser resilientes e persistentes ao longo da sua jornada, parece óbvio, mas o curioso que poucos agem desta forma. Afinal, tudo que construímos para ser duradouro, precisamos pensar a longo prazo.

Por mais que um negócio seja promissor e esteja crescendo facilmente, não existem fórmulas mágicas para alcançar o sucesso e conquistar o mercado mais rápido. Assumindo que já atingiu pelo menos o breakeven, parece levar de duas a três vezes mais tempo do que muitos ainda imaginam.

Uma razão que justifica de certa forma a expectativa imediatista de muitos Empreendedores é porque eles trabalham rápido, de forma enxuta e simples, com planejamento diferente e, com isso, eles esperam que todos os demais resultados sejam proporcionais ao seu modelo, sua velocidade e dedicação integral. Há uma quantidade chocante de estresse de alinhamento em diferentes fases de uma startup e é por isso que tantos negócios acabam morrendo. Uma delas é que seus fundadores prometem e criam grandes expectativas para seus investidores, colaboradores e principalmente para o mercado.

Eu, particularmente, acredito que a razão pela qual a maioria dos Empreendedores se surpreende quando finalmente descobrem o tempo que leva até chegar lá, é que eles muitas vezes estão confiantes demais. Até justificável, afinal se ele não acreditar, quem vai!? Mas o erro, está em pensar que vão ser um sucesso instantâneo e explosivo em pouco tempo.

Talvez o melhor caminho neste sentido é conversar com Empreendedores mais experientes e perguntar a eles sobre essa jornada. E o que provavelmente vão ouvir? Que desapego e paciência são as chaves da perenidade e de um possível sucesso e que de qualquer forma, mesmo que seu negócio pareça ou seja mesmo incrível, precisa ser construído ano após ano, etapa por etapa. Para a grande maioria das startups que se tornaram bem-sucedidas, foi uma viagem muito longa, pelo menos três anos e provavelmente mais de cinco.

Há um lado positivo para pensar a longo prazo. Não é apenas que você tem que se resignar a tudo levando mais tempo do que deveria. Se você trabalha pacientemente é menos estressante e você pode fazer um trabalho melhor porque estará relaxado, é muito mais fácil se divertir fazendo o que fazemos, sem pressão. A incômoda energia nervosa alimentada pela necessidade desesperada, pode confundir e atrapalhar as decisões. Se tem alguma emergência pessoal, é melhor resolver de outra forma e não condicionar ou misturar com suas atividades empresariais.

Ok eu sei que neste mercado para conseguir investimentos em estágios mais avançados é preciso fazer e crescer o dobro, triplo, mas quem disse que todos os investidores pensam da mesma forma? Eu por exemplo, no meu estágio, penso e prefiro um crescimento digamos: mais calmo, equilibrado, constante e sustentável.

É por isso que as coisas ficam muito melhores quando você atinge rentabilidade de forma consciente e estruturada. Pense nisso e mais em você, não atropele as etapas e nem se cobre demasiado por não fazer um negócio “virar” da noite para o dia. Mesmo que doa ou corra o risco de perder alguma coisa, pense, respire fundo e realinhe de forma transparente TODAS as expectativas com seus sócios, família, colaboradores, clientes e investidores, você pode mudar para um modo diferente de trabalhar e consequentemente alcançar o que pretende num futuro próximo.

Boa sorte em sua jornada. Espero te encontrar pelo caminho!!

João Kepler
http://www.joaokepler.com.br/

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João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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