fbpx

Neurônios espelho nas interações de vendas

Por que os neurônios espelho tem repercussão direta nas nossas interações de vendas? Eles são tão importantes nas relações, que há cientistas dizendo que essa descoberta é tão ou mais sensacional que a descoberta do DNA!

A importância dos Neurônios-Espelho nas Interações de Vendas

Neurônios Espelho nas Interações de Vendas

“Neurônios espelho são células inteligentes em nossos cérebros que nos permitem entender as ações dos outros, intenções e sentimentos. Esse tipo de neurônio encontra-se em muitas áreas do nosso cérebro, e eles disparam quando realizamos uma ação, como agarrar uma maçã. Da mesma forma dispara quando vemos os outros fazê-lo.” (trecho do livro “Neurobusiness: A mente do mercado”, de Pedro Camargo)

Dentre 86 milhões de neurônios, células cuja função é a transmissão dos impulsos nervosos, existe um grupo denominado neurônios espelho. Esses neurônios, localizados no córtex frontal, estão ligados ao movimento, imitação e visão.

Imagine que você está diante de um cliente furioso, que acabou de travar uma conversa fervorosa com um fornecedor. Você entra na sala, ele está visivelmente bravo. E você, automaticamente, se conecta à essa emoção do seu cliente, ficando, talvez, incomodado ou mesmo solidário.

O ponto é que os seus neurônios espelho foram ativados e você reagiu. Essa reação diante da fúria do seu cliente, permitiu que você experimentasse a mesma emoção que ele. E, dessa maneira, tivesse empatia pelo o que ele estava sentindo. Sim, os neurônios espelho estão intimamente ligados à empatia, conforme vimos no artigo anterior.

E, de fato, são essas reações dos neurônios espelho frente às emoções que as pessoas experimentam, que possibilita a nossa socialização e interpretação das expressões faciais.

Entendeu por que isso tem repercussão direta nas nossas interações de vendas?

Se esse cliente estivesse temeroso, feliz, apaixonado, qualquer que fosse a emoção experimentada por ele, você estaria conectado a ela, de forma automática e inconsciente. Isso por causa de um efeito camaleão dos neurônios espelho, que imita cérebro a cérebro. Sabe quando vemos alguém bocejar e então temos a mesma vontade? Isso é o nosso cérebro imitando o outro. E essa imitação não se limita às emoções, passa também pelas posturas, culturas e expressões faciais.

Os neurônios espelho são tão importantes nas relações, que existem cientistas dizendo que essa descoberta é tão ou mais sensacional que a descoberta do DNA!

Então agora imagine você chegar para visitar esse cliente furioso com um sorriso nos lábios, disposição para escutar e um discurso leve e sociável. Por causa do estímulo que as suas emoções geram nos neurônios espelho do seu cliente, ele também estará, automática e inconscientemente, se conectando às suas emoções, bem como  espelhando-as.

Lembra-se do que falamos anteriormente sobre a imitação cérebro a cérebro? Ou seja, muito provavelmente, o seu cliente terá a sua ira amenizada e começará uma conversa mais agradável com você.

Então, independentemente das emoções experimentadas pelo seu cliente, promova você um estímulo positivo através das suas próprias emoções e crie um espaço de conversa com um clima agradável e produtivo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre neurônios espelho, a sua função e a sua importância em vendas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Élida Fagundes
http://ativar1998.com.br/

Referências:
CAMARGO, Pedro. Neurobusiness: a mente do mercado. Livro digital. Editora Bookerang, 2020.

Confira também: Neurônios Espelho, Empatia e Repulsa

 

⚙️ Ativar1998
Com 25 anos de experiência em vendas, Élida já atuou em diferentes segmentos, passando pelas empresas Citibank, Ticket, Janssen&Cilag, Eli Lilly e GE. Depois de alguns anos como líder na área comercial, movida pela paixão por gente, fez algumas formações de desenvolvimento de pessoas e abriu o braço de treinamento e facilitação da consultoria Ativar1998, o qual dirige. Como consultora de comportamento humano e instrutora e facilitadora master, seu foco está no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, formação de times mais engajados, produtivos e capacitados e condução de conversas ativas e empáticas. Mestre em Administração e Negócios pela PUC/RS, pós-graduada em Marketing e Gestão de vendas, é Instrutora Master pela McSill Story Studio e Designer Instrucional pela ABTD. É ainda certificada Especialista Emocional pela SBIE, Coach de Inteligência Emocional pelo SEI, Coach pelo ICI e SBC, Líder Coach pela SBC e Especialista em Comunicação Não Violenta (CNV) pela Nazaré Uniluz.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa