fbpx

A Importância dos Rituais para os Resultados da Equipe

Times campeões possuem metas claras, propósito forte, se unem com determinação, possuem conversas difíceis para ajustes de rota, utilizam talentos para trabalharem juntos com ganha-ganha. Mas há 2 pontos fundamentais que não são explorados.

A Importância dos Rituais para os Resultados da Equipe

A Importância dos Rituais para os Resultados da Equipe

O que torna um time campeão?

Times campeões possuem habilidades em comum: metas claras, propósito forte, se unem com determinação, possuem conversas difíceis para ajustes rápidos de rotas, utilizam os talentos para trabalharem juntos com ganha-ganha.

Mas tem dois pontos fundamentais para times de alta performance que não são explorados: os rituais e celebração de pequenas conquistas.

Resultados são a consequência de um time conectado, com consciência do seu papel e responsabilidade para o todo.

Mas um líder formador de grandes times possui rituais que fazem a diferença no engajamento.

Os rituais não são apenas reuniões. Mas possuem objetivos bem assertivos e são acima de tudo dinâmicos.

Mais do que ajustes de caminho, os rituais precisam reforçar propósito, pertencimento, o alinhamento da direção e tom de voz.

Falar destes temas parece fácil quando tudo vai bem, mas como virar o jogo quando existe desmotivação?

Uma liderança de alta performance é aquela que equilibra gestão com liderança. A gestão tem a ver com indicadores, estratégia, conversas difíceis e resultados. A liderança com desenvolvimento, aprendizado, humanização e engajamento de cultura.

Rituais de liderança e gestão podem ter diversos formatos: aqueles 10 minutos finais de uma reunião de início de semana, uma pauta apenas para falar de cultura, dinâmicas e práticas onde movimentem as pessoas e principalmente gerem protagonismo e voz para o time.

O segundo ponto de um time campeão é comemorar pequenas conquistas.

Parece tão óbvio, mas muitos gestores esperam apenas o grande alvo, a meta 100% para avaliar se vai comemorar ou dizer que atingiu o que era esperado. Mas um resultado é a construção de pequenas conquistas diárias.

Reforçar o caminho certo, apoia o time na segurança da jornada. Você pode fazer isso de forma fluida, onde o próprio time faça estas comemorações de forma orgânica.

Já notou que nos times de vôlei, a cada ponto que marcam ou perdem, eles se cumprimentam? É o senso de time entrando em jogo.

A cada ponto eles reforçam boas práticas, possuem conversas difíceis, ajustam a rota, mas acima de tudo, relembram o motivo de estarem juntos naquele propósito.

O quanto no seu dia a dia de gestão, você relembra a importância das pessoas? O quanto alinhamos as metas com os sonhos pessoais e profissionais?

Cada pessoa tem expectativas e poder conectar o dia a dia com este sonho e mais do que isso, com o do time, gera colaboração e identidade.

O time ganha força com rituais e celebração de pequenas conquistas.

Experimente com apenas 10 minutos e veja os efeitos extremamente positivos para seus resultados.

Não espere só marcar o gol, comemore o porquê de vestirem aquela camisa.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os rituais da liderança que fazem toda a diferença no engajamento e resultados de sua equipe? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

Confira também: Tom de Voz: Impacto na Cultura, Resultados e Negócio

 

Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa