A incerteza sempre estará presente ante a necessidade de uma decisão
“Nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia…” Não faço ideia do que se passava na mente de Lulu Santos quando criou a canção “Como uma onda”. Mas posso garantir que essa música tem tudo a ver com os tempos de crise e incerteza que vivemos.
As mudanças sociais, de comportamentos, de valores, econômicas e políticas, sobretudo com o advento do Covid, têm desencadeado um clima de incerteza numa proporção nunca vista antes. Onde vão desaguar as carreiras tradicionais, os relacionamentos profissionais e os negócios diante esse cenário? Está aí uma questão para a qual não se encontra uma resposta segura.
Aliás, segurança é uma palavra fora do contexto atual. Ao observar o cenário corporativo tanto no Brasil como no exterior, os anseios no mundo corporativo são semelhantes. As pessoas mais antenadas, dos mais variados segmentos econômicos – líderes, gestores, administradores e empreendedores – vêm percebendo a necessidade de reinventarem suas próprias competências e habilidades. A palavra do momento, na minha opinião, é a Confiança!
A ciência mostra que as mudanças constituem os seres vivos e aqueles que foram capazes de se adaptar garantiram longevidade à própria espécie. No que diz respeito à carreira profissional e à gestão de negócios, não é diferente. Mas, a adaptação está longe de ser um movimento de acomodação para permanecer na zona de conforto.
Profissional com passado brilhante, mas sem planejamento e ações para o futuro, corre riscos de cair na teia do esquecimento.
O movimento de mudança e da incerteza é irreversível. Cada vez mais é necessário desenvolver competências e habilidades para encarar as adversidades. Não seja reativo, seja criativo!
Mais que em qualquer outro tempo, tornou-se imperativo evitarmos reclamações, vitimizações e a busca por culpados para a crise, as instabilidades sociais e econômicas, a concorrência. Ao invés disso, desenvolva competências que integrem harmoniosamente o pensar, o saber, o sentir e o agir. Ambas associadas ao seu repertório técnico e digital para transformar ou se manter um passo adiante na sua carreira e os seus negócios.
Um dos maiores obstáculos de uma boa liderança ou sucesso em um empreendimento é ficar competindo com os outros. Invejar o que eles têm, em vez de batalhar pelo desenvolvimento dos próprios projetos e objetivos. Isso é desperdiçar sua energia em coisas e circunstâncias que não geram resultados.
Arriscar faz parte da composição do cenário atual. Os mais notáveis nomes que fizeram história não foram os que nunca se equivocaram, tampouco os que sempre ganharam. Mas aqueles que foram capazes de enfrentar as dificuldades do momento e aos fracassos para seguir adiante. A incerteza sempre estará presente ante a necessidade de uma decisão. Aprenda a avançar em um propósito independentemente das circunstâncias. Ao agir dessa maneira você enfrentará e superará os medos, sairá da zona de conforto e exercitará suas próprias competências.
Evitar riscos implica também afastar-se do aprendizado, das chances de conquistas e da prosperidade. Arrisque-se para saber lidar com as mudanças, com as incertezas e se sobrepor aos acontecimentos. Afinal, tal como afirmou Clarice Lispector:
“Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento. Mergulhe no que você não conhece”.
Quando você está disposto a confiar em você mesmo e na sua equipe, você está disposto a saltar no escuro e descobrir a luz que reside de dentro.
Leila Navarro
https://www.leilanavarro.com.br/
Confira também: Sonhar diante a uma Pandemia?
Participe da Conversa