fbpx

A influência nas relações interpessoais

Cada ser é único, age e reage da forma que acha melhor para a sua vida. Mas em grupo, as pessoas são influenciadas por padrões de comportamento, valores, crenças, cultura, política e suas atitudes podem mudar.

Algumas pessoas fazem as coisas sem propósito, por simples impulso e uma pequena atitude pode dar uma reviravolta em suas vidas ou na vida de outras pessoas, que acaba mudando o rumo completamente, elas vivem um dia depois do outro e administram os acontecimentos conforme a situação e os interesses do momento.

Outras pessoas agem de forma inversa, definem objetivos com base nos valores, crenças e propósitos e estipulam metas, assim vão vivendo conquistando uma meta após a outra.

Particularmente, eu acredito que quando se tem um propósito, o interesse aumenta, a dedicação é maior e a vontade de superar os desafios, por piores que eles sejam, passam a ser uma atitude natural!

Porém cada ser é único, age e reage da forma que consegue e acha melhor para a sua vida.

Mas não podemos esquecer que vivemos em sociedade, e em todas as organizações comerciais ou não, para se conviver bem é preciso seguir algumas regras, alinhar os valores, agir de forma disciplinada, para que a vida flua harmoniosamente.

Em grupo as atitudes podem mudar, as pessoas em grupo são influenciadas pelos padrões de comportamento, valores, crenças, cultura, política e etc.

Os grupos são formados por afinidades, cultura, religiões, opiniões, objetivos, etc.

Os objetivos, valores, padrões de comunicação, estilos de liderança, o impacto das ações nas vidas individuais e os níveis de conflito, afetam diretamente no comportamento grupal.

O impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento das pessoas dentro de uma organização, seja ela comercial ou não, e o rumo que ela seguirá, dependem da gestão responsável de cada líder, que precisa analisar os fatos e decidir a forma de agir utilizando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito.

Cada líder tem uma responsabilidade imensa sob seus liderados e um compromisso com a organização!

Cabe a ele a moderação nos relacionamentos, a influência nas atitudes do grupo e a gestão das ações necessárias, para que se cumpram os objetivos e metas ideais para cada organização.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” (Carl Jung).

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é administradora apaixonada por pessoas e negócios. Possui perfil nexialista é uma profissional versátil, organizada e orientada a resultados, com mais de 20 anos de atuação no mercado Financeiro, Seguradoras, Cooperativas de Crédito, Consultorias e Startups. Atualmente atua como Conselheira Consultiva, Business Advisor e Mentora de Líderes e Executivos. Ajudando empresas e profissionais prosperarem de forma estratégica e sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa