fbpx

A Liderança começa com a “Mente Mestra”

Muito vem se falando desde o início do século XXI sobre as questões de liderança, mas tudo começa no nosso Mindset, ou seja, na nossa mente.

A Liderança começa com a “Mente Mestra"

A Liderança começa com a “Mente Mestra”

Muito vem se falando desde o início do século XXI sobre as questões de liderança, mas tudo começa no nosso Mindset, ou seja, na nossa mente.

Ela precisa estar preparada para aprender a ser líder. Liderança é uma questão de aprendizado contínuo, ou seja, eu não nasci líder, apenas nasci com alguns fragmentos de liderança, mas na verdade eu vou ao longo do tempo, aprendendo a ser líder, ou seja, vou moldando minha liderança, de acordo com a necessidade da época. Principalmente agora que a velocidade do conhecimento é algo que temos que levar em conta.

Napoleon Hill, em seu livro “As 16 Leis do Sucesso” no Brasil “A Lei do Triunfo”, já em seu primeiro capítulo que tem como título “A Mente Mestra”, nos traz, três regras básicas para se ter sucesso como líder, usando sua “Mente Mestra”:

  1. O fator mais importante numa Mente Mestra é a missão comum entre seus integrantes. E é aqui que entra o papel do líder. Para obter sucesso, você precisa ser um líder. E liderar consiste em ter um propósito e ter a capacidade de fazer com que as pessoas à sua volta compreendam esse propósito, a fim de que ele se torne uma meta comum entre os membros da equipe; esse é o ponto de partida da Mente Mestra;
  2. Você não pode realizar grandes coisas sozinho, mas também não pode obter prestígio, sucesso e riqueza em abundância se estiver rodeado de pessoas desleais, preguiçosas e incompetentes. Por isso, depois de ter claro o que você quer, busque pessoas insanamente profissionais naquilo que elas fazem para integrar sua Mente Mestra;
  3. Se você tiver um propósito claro e específico e montar um time com duas ou mais pessoas, tendo esse mesmo propósito em comum, elas se tornarão uma pessoa só, uma mente só: uma Mente Mestra muito mais poderosa do que a soma individual de todas que a integram. Essa Mente Mestra ganhará vida própria e passará a se autoproteger para impedir sua dissolução, decidindo quem poderá entrar nesse time. Os resultados produzidos por um grupo assim são mágicos. Monte um time nesses padrões em torno de seu propósito.

(Napoleon Hill, p.57, 2017)

Tudo isso também depende do seu estilo de liderança e o nível em que está sua equipe hoje.

Fazer uma breve revisão do seu estilo e mapear sua equipe é muito importante para aplicar essas três regras que Napoleon Hill nos apresenta.

Fonte: HILL, Napoleon, “As 16 leis do Sucesso”, ed. Faro Editorial, 2017, comentada por Jacob Petry

Tem uma outra coisa também, muitas pessoas querem chegar ao topo das organizações, por conta de seu ego, mas não estão preparados para liderar.

Como diz Carol Dweck em seu livro “Mindset”, “muitas pessoas de mindset de crescimento nem sequer planejam chegar ao topo de uma organização. Chegaram porque gostavam do que faziam. É uma ironia: o topo é o lugar onde os de mindset fixo anseiam estar, mas é aí que muitos dos de mindset de crescimento chegam como consequência secundária de seu entusiasmo pelo que fazem.”

Portanto, uma das maiores competências de um líder deste século é gostar de gente, saber fazer a gestão de pessoas, ajudá-las a crescer, vê-las crescer, e isso é a missão de um grande líder, como diz Jim Collins em seu livro “Empresas Feitas Para Vencer: por que Algumas Empresas Alcançam a Excelência… e Outras Não”.

Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/

Confira também: Já pensou na sua carreira em 2020?

 

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa