Um aspecto importantíssimo na nossa vida é a mentalidade, pois é através desta que interpretamos o mundo, entendemos as pessoas e também construímos nossas realidades.
Porém estamos muito pouco cientes ou conscientes de nossa mentalidade, ela atua como um pano de fundo invisível no nosso dia a dia e não percebemos sua sutil atuação. Nossos raciocínios e interpretações são imediatos e automáticos, sem nos darmos conta que construímos nossa realidade a partir dos modelos e referenciais armazenados na nossa mente.
No surgimento de um determinado fato ou acontecimento à nossa volta, imediatamente a mente faz o seu trabalho de interpretação e entendimento, e isto é feito através de referenciais mentais, ou seja, a mente interpreta o novo por conhecimentos ou memórias que estão disponíveis na mente.
Nosso grande desafio é:
- Tomar consciência de nossa mentalidade num determinado momento ou acontecimento;
- Perceber como interpretamos e entendemos o mundo através das nossas lentes ou referenciais mentais;
- Conscientizar-se do tipo de mentalidade – ou grau de evolução do referencial mental que estamos usando no momento;
- Ampliar nossa mentalidade rumo a um maior grau de entendimento e de liberdade.
Os Referenciais Mentais
Temos dentro de nós uma enorme quantidade de informações e de referenciais mentais, com os quais interpretamos o mundo e também construímos e projetamos a nossa realidade. Quero relembrar aqui a importância de sabermos que o mundo que vemos é uma projeção e construção de nossa mente, ou seja, este mundo aparentemente fora também está dentro de nós. Então podemos dizer que o mundo surge simultaneamente, tanto fora, como dentro de nós. Este mundo construído na mente chamamos de paisagens ou bolhas mentais.
Agora é preciso entender que nós navegamos – quase que aleatoriamente – por diferentes referenciais, ora usamos os de menor energia ou mais grosseiros, e ora estamos em referenciais de maior energia ou maior consciência e liberdade.
Precisamos aprender a perceber qual paisagem mental está atuando num determinado momento e, eventualmente, mudá-la de forma consciente para uma paisagem mais elevada e mais satisfatória.
O estudo dos referenciais mentais é importantíssimo nos processos de Mentoring e de Coaching, pois assim o profissional Mentor ou Coach pode rastrear ou entender qual o referencial que o cliente está usando na construção de suas próprias dificuldades. E de posse desta informação, será possível ajudar o cliente a mudar e ampliar sua visão, de modo que suas dificuldades sejam minoradas ou mesmo se dissolvam na mente.
Participe da Conversa