A Oratória pode ser praticada com os papéis que exercemos todos os dias!
Alô Amigo! Muitos afirmam que possuem o medo de falar em público e logo veem os obstáculos que surgem como os mais desafiantes de suas vidas. Deixando-os assim enfraquecidos para tomarem decisões pessoais e profissionais.
Eu garanto que a oratória não é um bicho de sete cabeças. Eu já passei por muitas coisas em minha vida e uma delas foi o medo de agradar a minha audiência e os meus líderes no mercado corporativo, nas multinacionais que colaborei nos meus 31 anos de carreira.
O que sempre me fortaleceu foi entender as pessoas pela forma que elas se comunicavam. Quando entrei no rádio, eu mudei a minha maneira de levar as minhas mensagens para os meus mais diversos públicos. Divididos em quatro áreas de atuação: tecnologia e telecomunicações, jornalismo radiofônico e televisivo, eventos e treinamentos.
Todo orador, formador de opiniões, apresentador, executivos, empresários, dentre outros, exercem muitas funções ao longo de um período. E, em todas essas, o ser humano precisa se adequar para levar o conteúdo de acordo com a respectiva experiência.
O segredo para alcançar o êxito na comunicação é conseguir entender quais são os principais papéis que você exerce durante o dia. E, com essa identificação, aplicar então a interpretação correspondente ao personagem que está em atuação.
As pessoas precisam de uma atenção diferenciada e apenas podemos nos conectar e extrair informações se entendermos quem são essas pessoas e o que querem receber de nós.
Não podemos ser a mesma pessoa em todos os lugares, pois pertencemos a diversos lugares e desses locais, temos que nos tornar camaleões e adequarmos as nossas falas ao público correspondente.
Reflita neste momento quais são os seus papéis…
- No âmbito pessoal: Filho, Pai, Mãe, Esposa, Marido, Avós, Irmãos, Amigos, Etc…
- No âmbito profissional: Trainee, Colaborador, Executivo, Diretor, Empresário, Etc…
Em todos os lugares você age de maneira diferente e fala conforme o papel que exerce, pois você não pode se expressar para um diretor de empresa da mesma forma que fala com os seus filhos ou da forma que se expressa para um colaborador ou, até mesmo, em uma palestra.
Quando conseguirmos aproveitar cada um dos personagens que construímos ao longo de nossa vida, perceberemos que somos capazes de criarmos, improvisarmos e sermos diferentes perante as pessoas. Mas quando aceitamos essas mudanças e expomos nossas interpretações, nos sentiremos mais fortes. Além disso, entenderemos que a comunicação é farta de possibilidades. Somente se nos entregarmos é que, de fato, superaremos qualquer obstáculo colocado à nossa frente e veremos que somos importantes para as pessoas. E, por conseqüência, valorizados pelo mundo corporativo.
Se vale a pena um conselho, pratique agora com a pessoa que está ao seu lado e encante as pessoas que gostam da sua presença. Assim você se tornará um comunicador de verdade!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como praticar a oratória com os papéis que exercemos todos os dias? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Por que as PALAVRAS significam muito na ORATÓRIA?
Participe da Conversa