A Pandemia que ninguém percebeu: A do Vazio Existencial
O Niilismo está oprimindo a necessidade humana de buscar e viver uma vida com sentido… e com isso passamos a conviver com outra Pandemia: A Pandemia do Vazio Existencial.
A Pandemia do Vazio Existencial só vai aumentar por conta do Niilismo contemporâneo. E com ela, a necessidade de Sentido.
Viktor Frankl, criador da Logoterapia, identificou a terceira dimensão humana: A Dimensão Noética, que estaria acima da dimensão física e psíquica.
A resposta para Viktor é a Dimensão Noética, por ser fonte da consciência moral, da responsabilidade e do sentido; esse, por sua vez, culmina na possibilidade de transcendência do elemento distintivo do ser humano ante as demais espécies. Nessa terceira dimensão estariam a vontade de sentido, a liberdade humana, valores, etc.
A Noética como Ciência
A Noética é uma disciplina científica ainda pouco divulgada, não possui ainda uma estrutura ou um corpo de conceitos básicos bem definidos, sequer o seu nome é reconhecido em larga escala – ainda que a sua abordagem integradora e multirreferenciada já esteja em uso por muitos pesquisadores treinados na ciência convencional, que não se autodefinem como “noéticos” – e enfrenta ainda muita resistência de setores conservadores, mas, por contemplar uma multiplicidade de pontos de vista simultaneamente, tem crescido rapidamidamente.
O seu desenvolvimento acelerado é também fruto dos grandes avanços na tecnologia da informação, que ao obrigar a uma reestruturação das formas de armazenamento e distribuição de informação, tornou indispensável uma reflexão profunda a respeito da natureza, estrutura e procedimentos do próprio conhecimento em geral.
Recentemente a Noética ganhou um destaque especial ao ser colocada como um dos temas principais do best-seller O Símbolo Perdido, de Dan Brown, que vendeu um milhão de cópias apenas no dia do seu lançamento. Desde o seu lançamento, o website do Instituto de Ciências Noéticas registrou um aumento de 1200% no número de acessos, e o número de associados cresceu em 300% em comparação ao mesmo período.
O homem luta contra um sentimento chamado Vazio Existencial.
É um sentimento terrível que deixa o ser humano insatisfeito, com a sensação de que sempre está faltando algo. Muitos entram numa busca desenfreada tentando resolver esse problema, procurando a solução em amigos, viagens, relacionamentos, festas, dentre outras opções.
Aliás, até conseguem por um tempo achar que resolveram a situação, mas quando se deparam consigo mesmo, veem que apenas mascararam tudo. Logo aquela terrível sensação volta dando lugar ao desespero, depressão e frustração. Muitos então se entregam as drogas, ao alcoolismo, alguns preferem até se isolar acentuando ainda mais o problema. Não conseguem encontrar respostas e perdem os seus melhores dias e alguns a própria vida na busca de preencher esse vazio.
Algumas atitudes do indivíduo contemporâneo, que indica que ele esteja com Vazio Existencial:
- Fazer algo não porque quer, mas porque outros estão fazendo;
- Incapaz de dialogar com opiniões de outras pessoas;
- Viver como se não houvesse amanhã e não pensar nas consequências;
- Discurso de ódio nas redes sociais;
- Cultura do Cancelamento;
- Vitimismo.
Essas atitudes fazem com que o indivíduo abra mão da sua liberdade, autonomia, reponsabilidade e sentido na sua vida.
O vazio existencial é uma lacuna (Espaço Vago) no interior do homem por ter perdido o relacionamento com o seu Criador.
E por fim…
“Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos”. (Viktor Frankl)
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Noética e vazio existencial? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Até próximo encontro!
Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul
Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/, Viktor E, Frankl (1984), Alberto Nery.
Confira também: Você está em Busca de Sentido?
Participe da Conversa