“A persistência é o caminho para o êxito.” (Charles Chaplin)
Uma ideia recorrente presente em muitas das minhas interações nos mais variados círculos de relacionamento tem me inquietado – a diferença entre a persistência e a teimosia. Esse tema em especial me inquieta pois reconheço em mim tanto uma quanto outra, com resultados bem distintos.
No dicionário Oxford, persistência é descrita como “qualidade de persistente; constância, pertinácia” e tem como sinônimos “obstinação, prosseguimento, perseverança”. Já teimosia é descrito como “qualidade de teimoso, teima repetida, obstinação excessiva” e encontra como sinônimos “capricho, insistência”.
Refletindo com minhas próprias experiências, percebo então que persistência se refere à busca de resultados e objetivos com propósito, inteligência, coerência e resiliência. Agir com persistência presume enxergar significado mais amplo em seus objetivos e os conceber ponderando diversas dimensões como, por exemplo, organizacional, carreira, familiar, qualidade de vida, valores, cultura, etc.
Ou seja, agir com persistência é ter foco em resultado, visão de futuro, habilidade de ler e compreender cenários e contextos, sem apego e com flexibilidade para redefinir estratégias e ações se estas não estão levando para o destino desejado. É ter humildade para ouvir, reconhecer quando algo não está funcionando e aceitar novas ideias e contribuições.
Por outro lado, a teimosia é agir com resistência, insistência, individualismo. Na teimosia a visão é limitada e o foco está em provar que está certo, que seu jeito de fazer as coisas é o melhor. A teimosia cega pela vaidade e apego aos métodos, ideias e crenças mesmo quando não estão levando ao resultado desejado.
Persistência e teimosia são cultivadas dentro de nós. Seja em posições de liderança no mundo corporativo ou não, o autoconhecimento é a sabedoria capaz de nos alertar e orientar sobre como estamos agindo e os resultados e impactos que estamos alcançando. A persistência pode ter aprendizado, fluidez, constância e satisfação. A teimosia trará sofrimento e frustação!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre por que a Persistência é o Caminho para o Êxito e a importância de saber diferenciar a persistência da teimosia? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Fábio Castilho
https://www.linkedin.com/in/fábio-castilho
Confira também: Relacionamento Interpessoal: Uma Estratégia de Sobrevivência!
Participe da Conversa