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A polêmica ética: Merchandising de Coaching na TV!

Tratar um caso crítico que hoje devasta milhares de famílias, como o abuso sexual, da forma como tudo aconteceu na novela, é criar um caos desnecessário pela forma banal de tratar o assunto.

Meus amigos, como a grande maioria dos que aqui me visitam, e me dão o prazer de acompanhar as postagens, é de profissionais de Coaching, vamos explorar e debater juntos essa recente polêmica? Só para começar, creio que podemos resumir o caso como um problema ético criado pelo merchandising (pago) por um instituto formador em Coaching, inserido em horário nobre de novela da Globo, misturando conceitos, competências e invadindo o espaço de áreas específicas da Psicologia e até Psiquiatria.

Tudo aquilo que é tratado de maneira simplista e descaracterizado nos seus fundamentos, em qualquer profissão, tende a criar problemas. Quando se trata de obra de ficção, o ideal seria a audiência se motivar pela trama sem se deixar influenciar pessoalmente pelos conflitos, porém sabemos que não é bem assim que acontece, ainda mais em um país com tantas diversidades e disparidades. Por essa razão, tratar um caso crítico que hoje devasta milhares de famílias, como é o caso do abuso sexual, da forma como tudo aconteceu na novela global O Outro Lado do Paraíso, é criar um caos desnecessário pela forma banal de tratar o assunto.

Outra vez, ainda que seja obra de ficção como afirma a emissora, o roteiro deveria ajudar e orientar as pessoas para a melhor forma de tratar o trauma psicológico das vítimas, como muitas outras vezes já aconteceu. Novelas do passado mostraram posturas positivas e assertivas em meio a problemas críticos da sociedade, como sequestros, pessoas desaparecidas, doenças incuráveis, entre outras. Por que será que agora se troca a ética pelo ganho monetário em merchandising? Enfim, o assunto polemizou e, no final das contas, todos os profissionais sérios acabam perdendo com uma banalização indevida para intervenções em seres humanos, que devem conviver em harmonia.

Caso você queira conhecer um resumo do que aconteceu, assista ao vídeo abaixo. São cerca de quatro minutos de uma abordagem bem-feita, abrindo a oportunidade de você comentar e debater com amigos, colegas e clientes. Como resultado, o merchandising (o que significa dizer, a ação paga que induz a audiência da novela a aceitar uma competência no Coaching que não é a realidade), foi denunciado ao CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), dado o volume de queixas de entidades e profissionais. O Conselho Federal de Psicologia também questionou essa ação.


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=TpCZt8GTits.

Faça seu papel e ajude a desmistificar essa forma banal e simplória que a novela criou para tratar de assunto tão sério. Que os profissionais de saúde sejam valorizados e que os profissionais de Coaching também tenham seus espaços vistos de forma digna. Muito triste ver essa polêmica ocorrer e deixo uma pergunta final aos agentes do caso: Globo e IBC, vale a pena fazer esse jogo com assunto tão sério?

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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