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A psicologia do Sucesso para consultores e empreendedores!

Você sente que pode realizar muito mais em sua vida, mas não tem certeza de qual é o próximo passo? Então confira essas 5 dicas.

psicologia do sucesso

A psicologia do Sucesso para consultores e empreendedores!

Um abraço a todos os leitores que, mensalmente, acompanham minhas postagens neste espaço. Como sempre, procuro trazer o que há de mais relevante e atual quanto a conteúdos do interesse da comunidade de coaching, mentoria e consultores. Hoje vou me referir a um artigo publicado por Michael Zipursky (sócio de seu irmão Sam na empresa Consulting Sucess®). Michael tem prestado serviços para organizações e líderes em toda a América do Norte, Europa, Ásia, África, Austrália e Oriente Médio em mais de 30 setores, incluindo corporações multinacionais de bilhões de dólares.

Em suas reflexões, ele provoca o leitor com algumas perguntas (e eu reforço o mesmo aqui para meus leitores): Você sente que pode realizar muito mais em sua vida pessoal e profissional, mas não tem certeza de qual é o próximo passo? Você acredita ter algum tipo de bloqueio mental que o impede de se tornar a pessoa que deseja ser? E ele nos dá o caminho: o sucesso e os bons resultados dependem de como podemos melhorar nosso “mindset” (conjunto de valores, crenças e atitudes que, a partir de agora eu adotarei como “formação mental” – é mais explicativo do que simplesmente “mentalidade”).

Para desenvolver sua “formação mental” vale a pena conhecer, e certamente explorar, a corrente de pensamento chamada Psicologia do Sucesso.

A Microsoft é um exemplo de como transformar a formação mental de seus colaboradores, tendo inspirado seu CEO Satya Nadella a descrever o processo no livro Hit Refresh: The Quest to Rediscover Microsoft’s Soul and Imagine a Better Future for Everyone, lançado em 2017. O livro contou com prefácio de Bill Gates e foi distribuído a cada colaborador, tendo como base a drástica mudança na forma de pensar no negócio: de “Nós sabemos o que é melhor para nossos clientes” para “Nós temos que aprender mais com os clientes”.

Michael Zipurky descreve interessante experimento do Dr. Ryan Gottfredson, buscando provar que a “formação mental” é o elemento mais fundamental de cada pessoa, pois é o que organiza sua maneira de pensar, aprender e agir. Obviamente, por conta disso, irá impactar na forma como essa pessoa desenvolve sua atividade profissional e o nível de sucesso. No experimento, dois grupos de pessoas assistiram dois diferentes vídeos, e foram rastreados no seu cotidiano por duas semanas.

O grupo que assistiu ao vídeo tratando sobre como o estresse é debilitante, acabou por ter um nível mais baixo de engajamento, desempenho inferior e pressão arterial mais alta. O segundo grupo – aqueles que aprenderam que o estresse era capacitante – teve um nível mais alto de envolvimento, desempenho superior e pressão arterial mais baixa. Simplesmente, ao identificar o estresse como algo positivo, a pessoa agiu como se fosse verdade, e vice-versa vendo o estresse como negativo.

O estudo deu evidências de que ao dominar a “formação mental” (valores, crenças e atitudes), bem como ao tomar medidas conscientes para melhorá-la, a pessoa tem o poder de escolha do sucesso.

Clique aqui e faça gratuitamente a avaliação criada pelo Dr. Ryan, de forma a conhecer como está o seu nível de “formação mental” (em inglês). Pela avaliação você entenderá melhor porque a adequada “formação mental” é tão essencial para o sucesso. Conhecerá também o seu resultado e poderá identificar como melhorar a sua para transformar a sua vida, o trabalho e potencial liderança. E, depois de ver seus resultados, siga estas cinco dicas de Michael Zipursky para ser um profissional de elite, seja mentor, consultor ou coach:

  1. Tenha o hábito de registrar seu diário. Envolva-se em uma conversa interna positiva, por cerca de cinco minutos. É hábito válido que ajudará a se concentrar no positivo ao invés do negativo;
  2. Quando em uma conversa interna aparecerem pensamentos negativos, procure reverter essa situação e investigue o que tirar de positivo e construtivo;
  3. Para ter mais empatia e envolvimento com um cliente ou colaborador, responda a si mesmo estas perguntas: “Estou vendo essa pessoa como ser humano ou objeto de interesse?”; “Essa pessoa está fazendo o melhor que pode?”; “O que eu posso fazer para essa pessoa brilhar mais?”;
  4. Crie limites saudáveis nas suas relações, pois de nada ajuda ser excessivamente agradável. Ter uma atitude positiva significa respeitar a si mesmo e seu tempo. Encontre um adequado equilíbrio entre focar no sucesso de seus clientes e valorizar seu próprio tempo;
  5. Domine o seu ego: como consultor, mentor ou coach você deseja ter sucesso e ser visto como um especialista. Mas o ego coloca as pessoas no modo de autoproteção. É essencial deixar um espaço suficiente em nossa mente para acatar ideias e opiniões diferentes pois, ao ajudar alguém a conseguir o que deseja ou tem por meta, mais fácil será alcançarmos o nosso progresso.

Finalizando, ao se olhar no espelho, como você responde honestamente estas questões:

  • O que você pontuou na avaliação de sua “formação mental”?
  • Quais áreas de sua “formação mental” você acha que precisam de algum investimento?

Lembre-se que ter uma adequada “formação mental” será a base de seu sucesso, e use nossas dicas alinhadas com a Psicologia do Sucesso para o seu relacionamento futuro com os clientes. Até a próxima postagem!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Psicologia do Sucesso? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Mario Divo
https://www.dimensoesdesucesso.com.br/

Confira também: Você consegue ter “atenção plena”?

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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