A psicologia do Sucesso para consultores e empreendedores!
Um abraço a todos os leitores que, mensalmente, acompanham minhas postagens neste espaço. Como sempre, procuro trazer o que há de mais relevante e atual quanto a conteúdos do interesse da comunidade de coaching, mentoria e consultores. Hoje vou me referir a um artigo publicado por Michael Zipursky (sócio de seu irmão Sam na empresa Consulting Sucess®). Michael tem prestado serviços para organizações e líderes em toda a América do Norte, Europa, Ásia, África, Austrália e Oriente Médio em mais de 30 setores, incluindo corporações multinacionais de bilhões de dólares.
Em suas reflexões, ele provoca o leitor com algumas perguntas (e eu reforço o mesmo aqui para meus leitores): Você sente que pode realizar muito mais em sua vida pessoal e profissional, mas não tem certeza de qual é o próximo passo? Você acredita ter algum tipo de bloqueio mental que o impede de se tornar a pessoa que deseja ser? E ele nos dá o caminho: o sucesso e os bons resultados dependem de como podemos melhorar nosso “mindset” (conjunto de valores, crenças e atitudes que, a partir de agora eu adotarei como “formação mental” – é mais explicativo do que simplesmente “mentalidade”).
Para desenvolver sua “formação mental” vale a pena conhecer, e certamente explorar, a corrente de pensamento chamada Psicologia do Sucesso.
A Microsoft é um exemplo de como transformar a formação mental de seus colaboradores, tendo inspirado seu CEO Satya Nadella a descrever o processo no livro Hit Refresh: The Quest to Rediscover Microsoft’s Soul and Imagine a Better Future for Everyone, lançado em 2017. O livro contou com prefácio de Bill Gates e foi distribuído a cada colaborador, tendo como base a drástica mudança na forma de pensar no negócio: de “Nós sabemos o que é melhor para nossos clientes” para “Nós temos que aprender mais com os clientes”.
Michael Zipurky descreve interessante experimento do Dr. Ryan Gottfredson, buscando provar que a “formação mental” é o elemento mais fundamental de cada pessoa, pois é o que organiza sua maneira de pensar, aprender e agir. Obviamente, por conta disso, irá impactar na forma como essa pessoa desenvolve sua atividade profissional e o nível de sucesso. No experimento, dois grupos de pessoas assistiram dois diferentes vídeos, e foram rastreados no seu cotidiano por duas semanas.
O grupo que assistiu ao vídeo tratando sobre como o estresse é debilitante, acabou por ter um nível mais baixo de engajamento, desempenho inferior e pressão arterial mais alta. O segundo grupo – aqueles que aprenderam que o estresse era capacitante – teve um nível mais alto de envolvimento, desempenho superior e pressão arterial mais baixa. Simplesmente, ao identificar o estresse como algo positivo, a pessoa agiu como se fosse verdade, e vice-versa vendo o estresse como negativo.
O estudo deu evidências de que ao dominar a “formação mental” (valores, crenças e atitudes), bem como ao tomar medidas conscientes para melhorá-la, a pessoa tem o poder de escolha do sucesso.
Clique aqui e faça gratuitamente a avaliação criada pelo Dr. Ryan, de forma a conhecer como está o seu nível de “formação mental” (em inglês). Pela avaliação você entenderá melhor porque a adequada “formação mental” é tão essencial para o sucesso. Conhecerá também o seu resultado e poderá identificar como melhorar a sua para transformar a sua vida, o trabalho e potencial liderança. E, depois de ver seus resultados, siga estas cinco dicas de Michael Zipursky para ser um profissional de elite, seja mentor, consultor ou coach:
- Tenha o hábito de registrar seu diário. Envolva-se em uma conversa interna positiva, por cerca de cinco minutos. É hábito válido que ajudará a se concentrar no positivo ao invés do negativo;
- Quando em uma conversa interna aparecerem pensamentos negativos, procure reverter essa situação e investigue o que tirar de positivo e construtivo;
- Para ter mais empatia e envolvimento com um cliente ou colaborador, responda a si mesmo estas perguntas: “Estou vendo essa pessoa como ser humano ou objeto de interesse?”; “Essa pessoa está fazendo o melhor que pode?”; “O que eu posso fazer para essa pessoa brilhar mais?”;
- Crie limites saudáveis nas suas relações, pois de nada ajuda ser excessivamente agradável. Ter uma atitude positiva significa respeitar a si mesmo e seu tempo. Encontre um adequado equilíbrio entre focar no sucesso de seus clientes e valorizar seu próprio tempo;
- Domine o seu ego: como consultor, mentor ou coach você deseja ter sucesso e ser visto como um especialista. Mas o ego coloca as pessoas no modo de autoproteção. É essencial deixar um espaço suficiente em nossa mente para acatar ideias e opiniões diferentes pois, ao ajudar alguém a conseguir o que deseja ou tem por meta, mais fácil será alcançarmos o nosso progresso.
Finalizando, ao se olhar no espelho, como você responde honestamente estas questões:
- O que você pontuou na avaliação de sua “formação mental”?
- Quais áreas de sua “formação mental” você acha que precisam de algum investimento?
Lembre-se que ter uma adequada “formação mental” será a base de seu sucesso, e use nossas dicas alinhadas com a Psicologia do Sucesso para o seu relacionamento futuro com os clientes. Até a próxima postagem!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Psicologia do Sucesso? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Mario Divo
https://www.dimensoesdesucesso.com.br/
Confira também: Você consegue ter “atenção plena”?
Participe da Conversa