A Reconstrução do Mundo (que conhecemos) pela Tecnologia
Recentemente, eu atendi convite da ABCO – Associação Brasileira de Consultores para apresentar uma palestra a um grupo de profissionais consultores e gestores, abordando um tema que fosse provocativo à reflexão sobre o futuro que temos à frente. Aproveitando uma postagem aqui do Portal Cloud Coaching, do início deste ano, a qual teve impacto interessante junto aos leitores, inspirei-me naquele conteúdo para compor então a apresentação. E é sobre isso que eu vou explorar nesta postagem!
Apenas para lembrar, em 2021, a agenda do Fórum Econômico Mundial incluiu um tema (entre outros) muito pertinente. Eu o resumi sob o título: Conhecimento é poder: por que o futuro não é apenas sobre tecnologia? Naquela postagem, que você pode ler aqui, eu citei o comentário de James Lin (Chief Product & Technology Officer na empresa Lynk Global), para quem à medida que os mundos virtual e físico se tornam cada vez mais interdependentes, o conhecimento – e como o administramos – se tornará assim o ingrediente fundamental para prosperar em qualquer situação.
As tecnologias virtuais estão rapidamente se interligando com nosso mundo físico, criando enorme necessidade de adaptação de todos nós. Mas isso não significa simplesmente substituir humanos por robôs ou confiar na inteligência artificial (IA) para tomar todas as decisões. A tecnologia, embora poderosa, é apenas parte da equação, sendo válido afirmar que a inteligência humana será um dos ativos mais valiosos neste mundo VUCAH. Mas as empresas poderão fracassar se não conseguirem encontrar o equilíbrio certo entre tecnologia automatizada e as percepções humanas.
Para os estudiosos que prepararam a agenda do Fórum Econômico Mundial, a 4ª Revolução Industrial compreende sete temas-chaves, a saber:
- Ética e Identidade;
- Governança ágil;
- Disrupção nos negócios;
- Disrupção no Trabalho e em Capacitações;
- Segurança e conflitos globais;
- Inovação e produtividade;
- Tecnologias de Fusão (colaboração e interação interdisciplinar).
Como a minha postagem anterior foi transformada em uma palestra para profissionais, você pode conferir o conteúdo por este link. Acompanhe com atenção, pois você que é mentor, coach ou consultor qualificado deve entender as transformações que nos cercam. E, certamente, sobre as quais não temos controle. Afinal, temos a obrigação de aprender a surfar nessa onda futura e de conseguirmos ajudar os clientes a também surfarem nessa onda. Pensem e reflitam bastante, ok?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a reconstrução do mundo que conhecemos e a tecnologia que nos cerca? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br
Confira também: Tendências Tecnológicas Estratégicas do Futuro!
Participe da Conversa