Você tem dificuldade de dizer “não”?
Começamos o ano falando sobre os problemas que permeiam o gerenciamento desse bem tão precioso que é o tempo (veja). Então, nada como dar continuidade a esse assunto falando sobre os benefícios de um bem dito “não”.
A dificuldade de dizer “não” é uma grande desperdiçadora de tempo e comprometedora da eficácia, sabe o por quê? Seu dia tem apenas 24 horas! E se você continuar dizendo “sim” pra tudo, o que realmente precisa ser feito vai ficando em segundo plano e vai sendo protelado em detrimento das demandas que surgem de última hora e que você não consegue recusar.
O resultado é que no fim do dia suas atividades que eram prioridades hoje vão sendo proteladas. Então, até que no fim do ano, você vai ter aquela lista enorme de objetivos não cumpridos que vão passar para o ano seguinte e assim forma-se o ciclo da ineficácia.
Os motivos pelos quais as pessoas podem ter dificuldades em dizer “não” são legítimos e compreensíveis, alguns são até louváveis.
Por isso é importante adquirir o hábito de ter um planejamento diário que te subsidie na avaliação do que você pode ou não absorver de demandas emergenciais e o que você realmente precisa dizer aquele “não”. Com esse planejamento diário, você é capaz de:
- Identificar tarefas que são essenciais para que você atinja seus objetivos;
- Definir tarefas que podem ser delegadas e as que só dependem de você;
- Avaliar realisticamente de quanto tempo livre você dispõe no dia;
- Mensurar a complexidade das tarefas e das limitações ou facilidades que você tem para realizá-las;
- Diagnosticar tarefas prioritárias e as que podem ser adiadas caso surja uma situação urgente.
Os motivos pelos quais você tem dificuldade de dizer “não” podem ser diversos. Mas se você seguir as dicas acima e compreender quais os motivos e momentos em que você não sabe recusar, o “não” pode sair mais fácil do que você poderia imaginar.
Por exemplo, se você tem dificuldade em dizer “não” para o seu superior, uma ideia seria envolvê-lo na priorização das tarefas, mostrando a ele as atividades que você tem para o dia para que ele te auxilie a identificar se a atividade solicitada por ele pode substituir alguma delas.
Se você é uma pessoa que tem diversos interesses e quer se envolver com tudo, lembre-se sempre de checar se você não está desviando dos seus objetivos. Refletir o quanto essa nova tarefa pode te levar aos resultados que você espera pode ser a chave para você absorvê-la ou não.
E, se você acha que dizer um “não” pode ferir os sentimentos de alguém, que tal dizer que não pode atender o pedido naquele momento e que você fará quando estiver com um tempo mais livre? Se for algo urgente para a pessoa, ela mesma vai procurar outros meios de ser atendida.
Percebe como é mais simples do que supomos quando pensamos na palavra “não”? Lembre-se dessas dicas para utilizar seu tempo com sabedoria e caminhar com eficácia em direção aos seus objetivos.
Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/
Confira também: Você acha que não tem tempo?
Participe da Conversa