fbpx

A Saúde Mental no Trabalho: Seu trabalho vai além do horário de expediente?

A era digital trouxe novas formas de trabalhar, mas também novos desafios para a saúde mental no trabalho. Entenda como os limites de acionamento e uma cultura organizacional mais humanizada podem aumentar o bem-estar dos seus colaboradores.

A Saúde Mental no Trabalho: Seu trabalho vai além do expediente?

A Saúde Mental no Ambiente de Trabalho:
Seu trabalho vai além do horário de expediente?

Em um mundo cada vez mais acelerado, com acessos e informações 24 horas por dia, com tecnologias que oferecem contato livre e a qualquer momento com quase todas as pessoas, estamos diariamente sujeitos a nos sobrecarregarmos em uma realidade cada vez mais imediatista e atribulada.

Com aplicativos como Teams, WhatsApp, e-mails… e suas notificações aparecendo constantemente na tela do celular a cada acionamento a ansiedade se instala imediatamente ao ver uma mensagem que determina urgência ou até mesmo planeja alguma tarefa desafiadora para o próximo dia de trabalho.

Mas quais são os limites de acionamento da empresa, já que o acesso ao colaborador está mais fácil, mas a sua hora de descanso deve ser, de fato, preservada? Não estou falando de leis, mas sim de bom-senso em relação a acionamentos que muitas vezes poderiam muito bem esperar o próximo dia para acontecer.

Ou então, ao menos a orientação aos colaboradores para que não instalem aplicativos do trabalho no celular pessoal, ou retirem as notificações deles para evitar visualizar mensagens que podem tirar sua paz em um momento de descanso.

Mas será que as lideranças estão preocupadas com isso?

Quando pensamos na saúde mental no trabalho falamos no bem-estar psicológico dos trabalhadores e garantir o descanso, as pausas e a boa qualidade do sono são fundamentais para a manutenção desse bem-estar. Mas como garantir isso se os acionamentos acabam acontecendo além do horário de trabalho?

A proposta então é mudar a cultura organizacional em relação ao olhar mais humanizado para o colaborador e entender que as pessoas não devem ser parabenizadas quando fazem horas extras, ou ficam além do horário porque a reunião que deveria ter acabado há uma hora não seguiu a pauta e se estendeu, ou porque atendeu o celular enquanto estava de férias em viagem com a família… enfim quando essas práticas são exaltadas entende-se que o correto é dar o sangue pela empresa e se você dá o sangue só dentro do seu horário de trabalho e depois se dedica aos seus hobbies, família, amigos, estudos, passa a não ter o mesmo valor.

E na sua empresa? Você é acionado além do horário de trabalho? Você aciona seus colaboradores fora do expediente? Compartilhe conosco suas reflexões.

Um abraço,

Até a próxima!

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre a saúde mental no ambiente de trabalho? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você!

Um abraço e até a próxima!

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

Confira também: Como quadros colaborativos podem melhorar a integração das suas equipes?

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa