A Teoria dos Setênios: Você acredita em ciclos de vida?
De acordo com a teoria dos setênios, que faz parte da Antroposofia de Rudolf Steiner e que tem sua base nos pensamentos de filósofos gregos e chineses, passamos por mudanças biológicas e espirituais a cada 7 anos.
Para Steiner, a vida é dividida em 3 fases de desenvolvimento e amadurecimento:
- Fase 1 – Biológica (do 0 aos 21 anos);
- Fase 2 – Psicológica (dos 22 aos 42 anos);
- Fase 3 – Espiritual (dos 43 em diante).
Mais interessante ainda é quando Steiner separa as fases e explica que, entre os 49 e 56 anos, aprendemos a escutar mais, estamos mais abertos a atender as demandas de outrem, ou seja, ficamos mais empáticos e mais criativos. Esta é a Fase Inspirativa.
Neste setênio, aos 50, conheci meu atual marido e um amor leve, maduro, companheiro e mais tolerante. Tive ainda mais insights na criação e metodologia do meu curso para mulheres. Publiquei 4 livros. Eu me mudei de pais, fiz viagens incríveis e intuitivas. Descobri e desenvolvi novas receitas. Participei das reformas de nossas casas…
Não tenho dúvidas de que fiquei muito mais sensibilizada com as questões sociais bem como com os conflitos humanos. Além disso, fiquei mais empática e procurei ser mais tolerante e fraterna.
Diria que esta foi a fase que me permiti ser quem sou, a gostar mais de mim, a me preocupar menos com a opinião dos outros, a julgar menos também. Liguei o “foda-se” e não tenho o menor medo de ser feliz mesmo quando muitos podem me achar ridícula.
No ano de 2024, entrarei (espero) no setênio que me preparará para a maturidade e a serenidade. A partir dos 57, entro para a fase da Intuição. Dizem que grandes feitos e obras da humanidade foram criadas por pessoas a partir dessa idade. Esta é a fase em que estamos, de fato, ainda mais conectados com nossos valores e missão de vida.
Fecho este ciclo e recebo o próximo com meu coração repleto de alegria e gratidão pela vida vivida até aqui, pelos meus pais, irmãos, meus amados filhos, meus amigos e meu marido.
Que em 2024, possamos nos conectar ainda mais através das nossas essências, da nossa humanidade, com mais amor, fraternidade, tolerância e que vivamos temos de paz.
E você, está vivendo em qual setênio?
Gostou do artigo?
Quer conversar mais sobre a Teoria dos Setênios, os ciclos da vida e a Antroposofia de Rudolf Steiner? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Cris Ferreira
https://soucrisferreira.com.br/
Confira também: Mulheres brancas, ricas e famosas também são vítimas de violência
Participe da Conversa