Todos os dias encontramos nas diversas mídias, artigos que não gostaríamos que fossem verdade, mas a realidade é que estamos caminhando para uma situação que não desejamos.
Refletindo sobre o cenário que se aproxima, chegamos a conclusão que é fundamental que tenhamos uma nova consciência e nos reinventemos para que venha à tona uma nova capacidade de liderança coletiva para enfrentar o futuro, de forma consciente e estratégica.
Como Coaches temos que auxiliar nossos Coachees para serem protagonistas neste futuro com maiores e melhores possibilidades e, a utilização da Teoria U, poderá auxiliar como um ordenador mental.
Percebemos que muitas vezes são ineficientes as tentativas de enfrentar os desafios modernos, além de parecer que cada vez mais as pessoas estão presas as teias de situações difíceis que se sucedem. A luz para esta situação é abrir os olhos para a dimensão mais profunda de uma mudança transformacional que refletirá na competência de Liderança.
A Teoria U busca explorar esta dimensão, buscando a fonte a partir da qual a liderança eficaz passa a existir.
Fonte: Senge et alli, 2007, p. 22
A proposta da Teoria U transcende as metodologias mecanicistas para utilizar novos paradigmas, onde o passado, presente e futuro fazem parte de uma mesma unidade. Na base do “U” é onde estão os níveis mais profundos de aprendizado, é onde se aloja a sabedoria interior de cada um de nós, local onde o futuro que surge já está pronto e elaborado.
A Teoria U integra e utiliza a Mente, o Coração e a Vontade, em percepções e atividades em diversos níveis de profundidade. Na base do “U” é o ponto do “estar presente”, onde através da meditação consultamos nossa fonte inata de sabedoria e de Inspiração, com questionamentos sobre nossa realidade e nossa missão.
A partir da base do “U” passamos às fases de prototipar estrategicamente para, a seguir, fazer a implantação.
O conceito e a metodologia desta teoria podem ser utilizados no processo de Coaching como um conjunto de Coaching Waypoints, recomendado onde se torna necessária a aplicação de ferramentas eficazes, ideais para situações complexas.
Fonte: Presencing Institute
Fonte: Presencing Institute
Participe da Conversa