Abrace sua sombra…
Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino. (Carl Jung)
A boa notícia é que nascemos com um desejo secreto e ardente de evoluir, crescer e expandir. Desejamos ser e experimentar mais, manifestar nossa preciosa energia com a liberdade de viver uma vida transparente, nos sentirmos livres o suficiente para compartilharmos nossa vida com outros , com a clareza e a motivação para construir um futuro inspirador.
E aqui começa nossa viagem…
O primeiro passo é reconhecer o poder da sombra que reside encapsulada na nossa psique. É a consciência e o entendimento sobre o lado sombrio da natureza humana que desvenda possibilidades de transformar os sentimentos de hostilidade, os sentimentos que minam o prazer, debocham da felicidade e assim repetidamente lembram a vergonha, os fracassos, as fraquezas e maldades.
É importante saber que a sombra é o esconderijo da dor e do estresse.
A sombra determinará o que podemos ou não fazer, o que nos tornará irresistível e aquilo que evitaremos a qualquer custo, nossas atrações e repulsas e determina a quem vamos amar, julgar, criticar e rejeitar. Influencia pessoas que aprovaremos, com quem iremos nos relacionar, se seremos religiosos e ou ateus, em que partido político votaremos, e causas que iremos apoiar ou então rejeitar.
O nosso self oculto que nos diz sobre o nosso sucesso ou fracasso que estamos condenados a passar, sobre o cuidado e negligência que temos com o nosso corpo, a quantidade de peso extra que carregamos e o nível de prazer que, de fato, nos permitimos sentir, dar e receber.
Quando estamos vivendo no piloto automático, sem atenção aos aspectos importantes nas nossas vidas, então a sombra emerge para sabotar quando menos esperamos através da doença, do medo, da dor ou do conflito.
A construção da sombra é um processo e ela aumenta seu poder quando recorremos a alguns mecanismos e comportamentos, a saber:
- Mantém segredos de você mesmo ou dos outros, tendo medo de expor quem você é, sua própria negação;
- Sente culpa e vergonha, fragilizando-se pelos próprios erros e imperfeições;
- Culpabiliza outras pessoas, como máscara para disfarçar a própria dor, através de julgamentos;
- Projeta suas fraquezas, criticando os que estão à sua volta, projetando as suas fragilidades e medos nos outros;
- Mantém a crença que o mal está em toda parte, aumenta a sensação de medo e desconfiança, gerando isolamento.
Conhecendo os processos que alimentam a nossa sombra poderemos minimizar o seu poder e então caminhar em direção à nossa liberdade de existir.
Potencializamos nossas escolhas quando ampliamos a nossa consciência sobre nós mesmos e o impacto que causamos no mundo em que vivemos.
Muitas vezes o caminho é bem diferente do que estamos percorrendo.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o lado sombra e como lidar com ele? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Um abraço,
Regina Sotto Maiorp
https://www.estacaolideranca.com.br
Confira também: Coping: Estratégias para lidar com situações adversas e eventos estressantes
Participe da Conversa