O conjunto destas habilidades é a combinação perfeita para um gestor, seja ele um empresário, médico, líder religioso, político, técnico esportivo, enfim independentemente da área de atuação, qualquer negócio depende de pessoas!
Seja qual for a sua área ou especialidade, se irá trabalhar com pessoas, o ideal é desenvolver ambas as habilidades!
Quando lidamos com pessoas, lidamos com valores, crenças, sentimentos, expectativas e sonhos.
Para que o outro se comprometa com seus sonhos e projetos é preciso vendê-los muito bem! Alinhar valores e expectativas, se conectar de verdade com as pessoas, sejam elas parceiros comerciais, colaboradores, fornecedores ou até mesmo clientes.
E quando falamos em pessoas é importante ressaltar que pessoas são lideradas e não administradas.
Administramos processos, sistemas, problemas, organizações, projetos; inclusive ter uma visão completa do negócio e do mercado facilita a Gestão!
Como todo negócio depende de pessoas é importante entender que pessoas são lideradas por meio de respeito e humildade.
O ser humano só faz o que quer, não adianta querer que ele faça algo simplesmente porque você acredita. Quando as pessoas se sentem parte do projeto e da equipe, se sentem compreendidas e valorizadas, e percebem que seu trabalho é importante para o resultado final, assim elas trabalham motivadas.
Para conseguir aliados para seus projetos, mesmo que sejam patrocinadores, fornecedores ou colaboradores, é preciso alinhar valores e expectativas, conhecer as pessoas que podem lhe ajudar, quais são os interesses e as competências de cada um. Alinhar as oportunidades e criar empatia com todos fará com que seu sonho seja sonhado também por outras pessoas.
Comunicar claramente para sua equipe e parceiros os objetivos, metas, estratégias e o que se espera de cada um neste projeto é importante para evitar desentendimentos e frustrações futuras.
Pesquisar mercado, clientes, concorrentes, custos, analisar oportunidades, riscos são fundamentais para que seu projeto saia do papel!
Uma equipe comprometida, sendo liderada por pessoas que entendam de pessoas é a chave para o sucesso de qualquer projeto.
Todo profissional precisa saber aonde quer chegar, qual é o atual cenário, quais são os riscos e oportunidades que enxerga pela frente, quais habilidades serão necessárias desenvolver para lhe ajudar nesta caminhada e o que pode ser feito para conquistar seus objetivos.
Quanto mais claros os objetivos e os resultados que almeja conquistar estiverem para você e para todos os envolvidos, mais fácil será superar os desafios do dia a dia.
Não existe fórmula mágica para o sucesso, o que existe é planejamento, foco, ação, disciplina e determinação!
Faz parte do bom planejamento, enxergar o cenário atual e desejado sem viés, avaliar todos os riscos, desafios e preparar-se para administrá-los com sabedoria.
Faz parte da administração dos seus sonhos, a ação! Não adianta mapear, analisar e planejar se não houver ação, um plano sem ação é perda de tempo!
Não deixe que os desafios da vida roubem seus sonhos e o que você tem de melhor, sua essência e a força de vontade de acreditar e fazer acontecer. Motive e valorize sempre os membros de sua equipe, para que eles o ajudem nas conquistas.
Não se perca por nada, não deixe de fazer o que acredita e o que é melhor para você, não desanime diante das dificuldades, pois serão muitos os desafios. Se você estiver bem preparado e com uma equipe comprometida e motivada, juntos os resultados serão positivos e os desafios superados!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
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