Na semana passada, eu pedi muita atenção ao trabalho de duas pesquisadoras americanas, publicado pela Harvard Business Review, ao final de 2013. Susan David e Christina Congleton divulgaram o estudo How to manage your negative thoughts and feelings (Como gerenciar seus pensamentos e sentimentos negativos), lançando o conceito de Agilidade Emocional.
Apenas para resumir, a premissa é de ser frequente e até normal que uma pessoa tenha pensamentos negativos em seu cotidiano, o que se mostra mais crítico quando ocorre em ambiente de trabalho. Saber gerir esses pensamentos e sentimentos reduzirá o estresse, diminuirá erros e contribuirá para alcançar metas e, ainda que a Agilidade Emocional não seja de simples aplicação, as autoras afirmam que sua prática levará a uma competência mais efetiva em cargos executivos e de liderança.
A pesquisa mostrou que a tentativa de minimizar ou ignorar emoções e pensamentos negativos acaba apenas por amplificá-los. O estudo propõe que, para construir a Agilidade Emocional como habilidade crítica, deverá haver a autoaceitação e o autocompromisso baseados no reconhecimento dos próprios padrões; em rotular claramente os pensamentos e emoções; em aceitar essa ocorrência como normal; e em passar à ação com base nos seus valores como ferramentas-guia de atitudes e comportamentos.
Na sua essência, a Agilidade Emocional é um processo voltado a fazer a pessoa conhecer melhor a si mesma, em que ela busca construir um maior nível de controle sobre seus sentimentos e reações. Ou seja, a Agilidade Emocional exige a transformação das emoções em uma forma mais produtiva de ser e de viver, respeitando os próprios valores. Portanto, ninguém poderá negar a estreita correlação entre esses conceitos e tudo aquilo que se aplica ao Coaching.
Segundo as autoras, eis a forma sequencial bem simples de abordagem (e aqui fica a orientação para que um Coach experiente possa conduzir o assunto através desse exercício passo-a-passo):
- Escolha a situação em seu cotidiano de trabalho que, normalmente, costuma mostrar-se claro desafio. Isso pode ser qualquer coisa feita a contragosto, com a sensação de se sentir sob pressão;
- Identifique os pensamentos que vêm à sua mente nessa situação, como por exemplo a de que haverá erro de sua parte, que as pessoas não respeitarão sua posição ou que você não tem o respeito dos outros;
- Identifique os sentimentos associados a esses pensamentos como, por exemplo, medo ou raiva;
- Pergunte-se e responda, com honestidade, o quanto você tenta fazer com que esses pensamentos negativos e os sentimentos associados sejam descartados: muito, pouco ou não faz esforço?
- Pergunte-se o quanto você assume e aceita como verdadeiros esses pensamentos e sentimentos.
O truque para a Agilidade Emocional não está em suprimir os pensamentos e sentimentos, sem contestação. Em vez disso, adote uma postura analítica, centrada em meta ou objetivo, com uma clareza que não seja conduzida pela dúvida interior. Busque realinhar a sua perspectiva de quanto você está se subordinando a suposições e não a fatos, encarando tudo com lógica e intencionalidade.
Melhorar a Agilidade Emocional e mudar os próprios hábitos requer flexibilidade na forma de se relacionar com a realidade. O ponto fundamental é que a ação tomada esteja profundamente alinhada com os valores pessoais pois, do contrário, em algum instante você perderá ou abandonará o rumo que tomou. As autoras sugerem uma lista com os principais valores encontrados para um ambiente de trabalho (Personal Values Card Sort – 2001), criada por W.R. Miller, J. de Baca, D.B. Matthews, e P. L. Wilbourne, da Universidade do Novo México. Aliás, para este e vários outros casos, um Coach experiente pode usar a relação a seguir como base de atendimento em Coaching. Boa sorte!
Lista sugerida de valores como suporte a um trabalho de Agilidade Emocional | ||||
Abertura | Compaixão | Estabilidade | Mudança | Responsabilidade |
Amizade | Confiança | Família | Ordem | Riqueza |
Amor | Conforto | Generosidade | Paixão | Risco |
Autenticidade | Conhecimento | Humildade | Perdão | Saúde |
Autoconhecimento | Cooperação | Humor | Poder | Segurança |
Autonomia | Cortesia | Inconformismo | Popularidade | Servilidade |
Autorrealização | Criatividade | Justiça | Precisão | Simplicidade |
Autoridade | Desafio | Lazer | Propósito | Tolerância |
Aventura | Dever | Liderança | Racionalidade | Tradição |
Caridade | Diversão | Moderação | Realismo | Utilidade |
Participe da Conversa