Com o fim das férias, é hora de retornar para a escola. A volta da rotina diária pode ser bastante conturbada e estressante para grande parte das famílias. Com algumas medidas simples, você pode mudar uma rotina desgastante e criar uma nova estratégia que funcione melhor para a sua família.
Uma boa maneira de prepará-los para o retorno, é conversar sobre o que esperam deste próximo ano escolar. Quais os seus anseios? O que desejam fazer diferente do ano anterior? Que conquistas querem obter? Ajude-os a identificar os sentimentos e falem sobre as coisas boas que a volta às aulas traz, como por exemplo rever os amigos.
No caso de seus filhos estarem indo para uma escola nova, tente se lembrar de como você se sentiu quando também passou por isso e o que pode fazer para apoiá-los. O novo pode trazer ansiedade. Além de falar sobre os possíveis receios e dificuldades que poderão encontrar, uma visita para conhecer previamente o espaço é uma forma de fazer com que eles se familiarizem e se sintam mais tranquilos. Busquem pontuar os aspectos positivos e benefícios que a nova escola trará.
É possível alcançar um maior equilíbrio fazendo um planejamento e tomando algumas medidas no dia a dia. A manhã de vocês vai começar bem melhor se todos já deixarem as coisas organizadas para o dia seguinte. Vocês podem compartilhar responsabilidades e aproveitar melhor os momentos que passam juntos.
– Planejamento – Quando não temos planejamento, gastamos muito tempo correndo atrás das coisas que já poderiam estar previamente organizadas. Isso deixa a rotina atribulada. Vocês podem deixar tudo o que for possível preparado na noite anterior, como mochilas, roupas separadas, evitando o desconforto de deixar tudo para a última hora. O dia flui bem melhor quando nos planejamos.
As rotinas nos ajudam a saber o que esperar todos os dias e a nos manter organizados. Fale com seus filhos sobre o planejamento do dia seguinte. Que atividades deverão ser realizadas, o que precisam fazer, se existe alguma tarefa extra. Procurem estabelecer horários e dividir o tempo para cada atividade de forma realista. Colocar um tempo adicional ajuda a lidar com possíveis imprevistos.
O planejamento feito em conjunto gera maior comprometimento de toda família. Os filhos se sentirão mais confiantes e capazes se tiverem um papel nas decisões que os afetam. A autonomia e a autorresponsabilidade devem ser estimuladas sempre que possível. Verifique se as tarefas estão compatíveis com a idade de cada um.
– Rotina para dormir – Para que se tenha um bom dia, é necessária uma boa noite de sono. É comum que nas férias todos fiquem acordados até mais tarde, mas quando eles retornam para as aulas, dormir o tempo suficiente possibilitará que tenham mais energia para um dia mais produtivo.
Antes de dormir é preciso se desligar. Este tempo pode ser uma ótima oportunidade para criar conexão com eles. Atividades que acalmam são muito bem-vindas. Dependendo da idade, vocês podem ler juntos, contar histórias, agradecer as coisas boas do dia, falar sobre as expectativas do dia seguinte, meditar, fazer uma oração. O importante é descobrir o que funciona como relaxamento para a sua família.
– Rotina para os estudos – Em geral, nossos filhos precisam de tempo estruturado para fazer o dever de casa. Criar uma rotina em relação aos horários da lição e estabelecer um espaço adequado para os estudos podem contribuir para uma maior concentração e melhores resultados.
Procure acompanhar a tarefa. A intenção não é fiscalizar, mas criar uma maior conexão. Demonstre atenção e interesse. Pergunte se eles têm muitas atividades, se precisam de ajuda com os conteúdos. Oriente-os para que comecem a tomar decisões sobre como se organizar desde cedo, isso os beneficiará por toda a vida.
– Estabeleça expectativas – É importante que, além de ouvir o que seus filhos esperam do novo ano escolar, você também comunique o que espera deles. Procure deixar as expectativas claras e que objetivos deverão ser alcançados. A autoconfiança é reforçada quando expectativas são claras. Uma comunicação efetiva os ajuda a tomarem boas decisões. Também é importante que você diga a eles que poderão contar com seu apoio sempre que precisarem.
Bom retorno e que nossos dias sejam mais leves, divertidos e felizes!
Participe da Conversa