Saber ouvir é uma arte e comunicar é a arte de ser entendido, de transmitir um pensamento, de transmitir um raciocínio. Mas também é a arte de saber a opinião do outro, o raciocínio do outro…
Pessoas de boa comunicação são aquelas capazes de retransmitir a mensagem que receberam de uma forma ainda mais clara e que faça sentido para quem está recebendo a informação.
Para se fazer entender é preciso conhecer seu público, falar a mesma língua que ele e para isso é preciso saber ouvir e ouvi-lo!
A comunicação faz parte de nossas habilidades humanas, desde os primórdios da humanidade, quando o homem iniciou sua vida em sociedade.
Desde a barriga da mãe o bebê já se comunica, e assim segue por muitos e muitos anos se comunicando.
O tempo todo o ser humano está se comunicado com o outro, consigo e com o meio onde está inserido.
Se fazer entender em poucas palavras e sem ruídos na comunicação é fundamental neste novo milênio.
Comunicar-se bem é um diferencial, sobretudo para os profissionais que querem se destacar nesse mundo cada vez mais tecnológico, acelerado, incerto e automatizado.
Seja na postura não verbal, na fala, na escrita, na escuta ativa, em todos os momentos é preciso codificar as informações e reagir de forma adequada. Este é um exercício diário!
A comunicação, mesmo sendo uma habilidade natural, necessita de aperfeiçoamento constante.
Muitas vezes na ânsia de falar esquecemos de respirar, de ouvir e de prestar atenção nos ruídos.
Saber se comunicar está muito mais ligado a se autoconhecer do que imaginamos.
Diminuir a ansiedade de falar e aumentar a curiosidade em ouvir, em prestar atenção nas reações, em refletir antes de se comunicar faz parte deste autoconhecimento e autoaperfeiçoamento.
Então tendo em vista os fatos apresentados, é possível concluir que a comunicação é uma ferramenta essencial para o meio em que vivemos atualmente, tanto dentro de uma sociedade quanto dentro de relacionamentos.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: Em tempos de pandemia, o que fazer para se recolocar?
Participe da Conversa