fbpx

Algumas pessoas são excelentes oradoras, mas poucas são excelentes ouvintes…

Saber ouvir é uma arte. Diminuir a ansiedade de falar e aumentar a curiosidade em ouvir, em refletir antes de se comunicar faz parte do autoconhecimento.

Saber ouvir

Saber ouvir é uma arte e comunicar é a arte de ser entendido, de transmitir um pensamento, de transmitir um raciocínio. Mas também é a arte de saber a opinião do outro, o raciocínio do outro…

Pessoas de boa comunicação são aquelas capazes de retransmitir a mensagem que receberam de uma forma ainda mais clara e que faça sentido para quem está recebendo a informação.

Para se fazer entender é preciso conhecer seu público, falar a mesma língua que ele e para isso é preciso saber ouvir e ouvi-lo!

A comunicação faz parte de nossas habilidades humanas, desde os primórdios da humanidade, quando o homem iniciou sua vida em sociedade.

Desde a barriga da mãe o bebê já se comunica, e assim segue por muitos e muitos anos se comunicando.

O tempo todo o ser humano está se comunicado com o outro, consigo e com o meio onde está inserido.

Se fazer entender em poucas palavras e sem ruídos na comunicação é fundamental neste novo milênio.

Comunicar-se bem é um diferencial, sobretudo para os profissionais que querem se destacar nesse mundo cada vez mais tecnológico, acelerado, incerto e automatizado.

Seja na postura não verbal, na fala, na escrita, na escuta ativa, em todos os momentos é preciso codificar as informações e reagir de forma adequada. Este é um exercício diário!

A comunicação, mesmo sendo uma habilidade natural, necessita de aperfeiçoamento constante.

Muitas vezes na ânsia de falar esquecemos de respirar, de ouvir e de prestar atenção nos ruídos.

Saber se comunicar está muito mais ligado a se autoconhecer do que imaginamos.

Diminuir a ansiedade de falar e aumentar a curiosidade em ouvir, em prestar atenção nas reações, em refletir antes de se comunicar faz parte deste autoconhecimento e autoaperfeiçoamento.

Então tendo em vista os fatos apresentados, é possível concluir que a comunicação é uma ferramenta essencial para o meio em que vivemos atualmente, tanto dentro de uma sociedade quanto dentro de relacionamentos.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: Em tempos de pandemia, o que fazer para se recolocar?

 

Graziela Heusser Azeredo é administradora apaixonada por pessoas e negócios. Possui perfil nexialista é uma profissional versátil, organizada e orientada a resultados, com mais de 20 anos de atuação no mercado Financeiro, Seguradoras, Cooperativas de Crédito, Consultorias e Startups. Atualmente atua como Conselheira Consultiva, Business Advisor e Mentora de Líderes e Executivos. Ajudando empresas e profissionais prosperarem de forma estratégica e sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa