Muitas vezes numa conversa, em reunião, ou numa roda de amigos temos a sensação de estar em outro lugar, sem prestar atenção, pensamentos longe, e não participamos dos acontecimentos, e então somos surpreendidos com uma pergunta e imediatamente retrucamos: Desculpe, o que foi que você disse? Pode repetir? Isso é sinal que a conversa existia, mas nós não estávamos presentes, e portanto o diálogo não aconteceu para nós. Estávamos distraídos!
Esse tipo de distração acontece também quando estamos nos alimentando, caso a sua mente esteja em outro lugar, preocupados com algum problema, e você termina a refeição automaticamente, mas parece que não comeu. Não saboreou o prato que escolheu ou aquele chocolate desejado logo após o almoço que você saboreou na frente do computador diante de um e-mail complicado, e que, portanto, acabou não sendo apreciado e sai frustrado da refeição, porém com todos os ganhos calóricos que você adquiriu.
Diante disso eu te pergunto: No ato de comer, você está presente e com alto nível de atenção para o que está fazendo?
Quanto você come sem perceber?
Reunimos algumas sugestões para manter sua atenção voltada para o que estiver comendo:
√ Coma quando estiver sentado(a);
√ Coma sem distrações (celular, computador, televisão, livro, rádio, etc);
√ Procure comer em um ambiente que seja acolhedor para você;
√ Coma junto com amigos, familiares, pessoas com quem você goste de conviver;
√ Quando comer evite conversas que mexam com suas emoções (brigas, discussões, intrigas, etc).
Agora anote essas sugestões em uma folha de papel e cada vez que seguir um ou mais “conselhos”, escreva um comentário de como procedeu. Dessa forma você poderá avaliar se está totalmente envolvido no ato de alimentar-se, ou precisa estar mais atento.
Fica a dica, saia do automático e dirija o seu barquinho, independentemente da situação!
Grande abraço.
Daniela Cierro
Participe da Conversa