O setor de alimentação vem passando por mudanças significativas com a globalização que está afetando o mercado muito mais do que apenas preparar refeições ou consumir alimentos. Segundo Poulain, 2004, o ato de se alimentar é regido por regras impostas pela sociedade, influenciando suas escolhas.
Essas regras são apresentadas desde a forma do preparo das refeições, apresentação dos pratos e rituais da sociedade, como horário, pressa e distribuição da comida entre as pessoas que fazem parte da mesa, assim como o tipo de prato, que pode ser demorado, fastfood, tudo contribuindo para identificar a escolha do alimento servido ou não.
A alimentação fora do lar faz parte da configuração dessa mudança dos hábitos brasileiros, devido a vários motivos, como a jornada de trabalho da mulher e a gama de restaurantes servindo alimentos com alto teor de gordura e carboidrato, e com isso contribuindo para o aumento do sobrepeso e obesidade da população brasileira.
Mas você sabe escolher os alimentos que consome fora de casa?
Muitas pessoas saem de casa com a certeza de que farão uma alimentação saudável e são surpreendidas por opções saborosas e calóricas e que acabam escolhendo.
Onde está o possível erro? Na oferta ou no poder de escolha?
Já abordamos em outros artigos que o propósito disciplinado pode ser um agente que o encaminhe a essas boas escolhas, portanto vamos fortalecer seus propósitos em relação a sua saúde e bem estar?
Se você acredita que pode se alimentar de forma saudável e quer usufruir dos benefícios dessa alimentação balanceada, as opções existem em vários lugares.
Se você entrar em uma padaria e fizer uma escolha por um lanche rápido na hora do almoço, dê preferência a um sanduíche com pão francês integral, queijo branco, rúcula ou alface e tomate, e peça um suco feito na hora de limão com hortelã.
Certamente estou lhe oferecendo possibilidades que muitas vezes você não está habituado a pedir nessa situação e aí você pode cair na tentação de um salgado frito e um refrigerante.
Porém as consequências da sua escolha poderão interferir no seu desempenho no resto do dia e comprometer inclusive o seu potencial intelectual, além de aumento nos níveis de gordura no sangue e sintomas de má digestão.
Pense nisso!!!
Grande abraço
Daniela Cierro
Participe da Conversa