fbpx

Alimentação nas férias

O verão chegou e junto com ele as desejadas férias, tempo livre para comer de forma prática, leve e saudável, certo? Nem sempre! A liberdade de horários e compromissos está diretamente ligada a ausência de planejamento e rotina. Fique ligado! Saiba mais na primeira coluna “Equilíbrio Nutricional” de 2014.

O verão chegou e junto com ele as desejadas férias ou períodos de descanso, com tempo livre para comerem de forma prática, leve e saudável, certo?

Nem sempre! Pois a liberdade de horários e compromissos está diretamente ligada a ausência de planejamento e rotina, afinal o ano todo pensamos em administrar tarefas olhando no relógio e nos cobrando.

Meu conselho é que, inclusive nas férias, um bom planejamento é fundamental.

Pense em ir viajar para praia sem levar os trajes de banho e protetor solar. Certamente se você não planejou sobre esses itens básicos, irá sofrer consequências como estar no litoral sem frequentar a praia e se queimar, estragando boa parte do seu descanso.

Partindo dessa analogia vamos pensar em planejar sua alimentação nesse verão, por meio de dicas práticas e saudáveis, que provavelmente irá promover benefícios para sua saúde e qualidade de vida?

No verão as altas temperaturas fazem com que o corpo transpire mais do que nas outras estações do ano e com isso perde água e sais minerais, ocasionando mais cansaço físico e mental, além de outras consequências, portanto vamos pensar em nos hidratar o dia todo, com água pura, água de coco e sucos com baixo valor calórico como limão com hortelã, morango, acerola e maracujá.

A dica é deixar uma jarra de água com hortelã na geladeira de um dia para o outro e aproveitar essa composição prazerosa durante o dia.

Acordar tarde e comer pouco é outro grande sabotador da alimentação saudável nas férias, portanto faça de 4 a 5 refeições por dia e planeje sua lista de compras para ter junto de você alimentos saudáveis e práticos, como frutas, saladas, grelhados, lanches naturais e alguns mix de oleaginosas como: castanha, uva passa e amêndoas, controlando a quantidade, é claro.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) – saúde é o bem estar físico, mental, social e espiritual e qualidade de vida é constituída de seis domínios: a saúde física, a saúde psicológica, a saúde espiritual, o nível de independência, os relacionamentos interpessoais e o meio ambiente.

Ter hábitos alimentares saudáveis está diretamente ligada a saúde e qualidade de vida, pois o sobrepeso e obesidade são fatores que desencadeiam doenças que nos privam da vida plena e saudável.

Pense nisso no momento das suas escolhas alimentares, que o conduzirão ao encontro da plenitude que você merece.

Grande abraço e desejo que em 2014 os resultados das suas escolhas sejam espetaculares.

Daniela Cierro

Daniela Cierro é Coach, Nutricionista. Personal Diet e Sócia-diretora da Sociedade Brasileira de Personal Diet de São Paulo, uma empresa que acredita no atendimento personalizado para a solução dos problemas relacionados à Nutrição, utilizando-se das ferramentas do Coaching aliadas à Ciência da Nutrição.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa