Ansiedade e Mundo Atual – Dicas para manter sob controle e viver melhor
Em cada dez pacientes que chegam ao meu consultório, oito apresentam alguma síndrome causada pela Ansiedade, seja Depressão, Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada, entre outras.
A ansiedade natural nos impulsiona para a vida, nos faz assumir desafios, mas os dados estatísticos são preocupantes e continuam apontando tendência ao aumento dos índices além do normal. Embora muito se têm falado, a conscientização ainda se faz necessária.
Verifico que quando as pessoas procuram tratamento em estágios leves, podemos reverter o quadro com Psicoterapia para o autoconhecimento e exercícios respiratórios, mas quando os sintomas já estão agravados, é necessário associar a intervenção medicamentosa para evitar maior sofrimento e angústia.
Os sintomas mais agravados são incapacitantes, geram muitas vezes o afastamento do trabalho até que seja alcançado um novo equilíbrio.
Mas o que podemos fazer para manter a nossa ansiedade sob controle e em níveis saudáveis?
Aqui vão algumas dicas:
1. Ter um Sentido de Vida
Ter em mente qual é o seu propósito de vida, aquilo que te direciona na sua essência, apoiado nos seus valores e crenças, dos quais você não abre mão.
Observa-se que muitas vezes as pessoas se espelham nos outros, até em grandes astros ou famosos, e nos bens que possuem, mas sem ter definido a própria essência, e isso acaba lhe trazendo um vazio.
Descubra o que realmente deseja alcançar, muito mais do que “Ter” e sim o “Ser”.
2. Ter Otimismo para a Vida
Com entusiasmo para a vida, bom humor e criatividade, você encontra saída para as dificuldades. Em outras palavras, ver o lado bom da vida e seus desafios nos faz crescer.
Um otimismo que se apoie em análise de fatos e evidências, sem ficar envolvido numa cortina de pessimismo e desmotivado, pois isso não lhe trará luz no fim do túnel.
3. Viver o presente
O momento presente é onde se vive a realidade, e nele usamos o aprendizado do passado, acertos e erros, e se planeja o futuro.
Assim, prestar atenção no aqui e agora, no tempo em que a vida pulsa, sem sofrer pelo que passou e pelo que virá, cria um senso de realidade para se viver com menos angústia.
4. Evitar pensamentos disfuncionais
Os pensamentos repetitivos e automáticos, onde você vê o fracasso de suas atitudes, ou presume julgamento dos outros, podem ser monitorados e alterados. Preste atenção neles, então se pergunte se são reais ou imaginários.
Esses pensamentos acionam sentimentos e afetam a sua autoestima, gerando outros pensamentos ou comportamentos disfuncionais, como um redemoinho, elevando sua ansiedade. Procure interrompê-los e modificá-los e assim viver melhor consigo mesmo.
5. Praticar atividades físicas
Geralmente quando falamos de atividades físicas as pessoas associam a “ir para academia”, mas você pode escolher o que quiser, pode ser: correr, andar, nadar, yoga, meditação, dançar, kung fu, ou seja, qualquer atividade que exercite seu organismo e lhe seja prazerosa.
Ativar corpo e mente estimula o nosso organismo que aciona os hormônios que trazem bem-estar, e assim podemos eliminar o estresse diário ao qual somos submetidos.
6. Buscar autoconhecimento
Cada vez se torna mais necessário conhecer os próprios limites. Uma forma de alcançar isso é através do autoconhecimento.
Em tempos passados, buscar ajuda de Psicólogo ou Psiquiatra era “coisa de louco”. Hoje é uma questão de manter a sanidade, mesmo porque o acesso se tornou mais fácil.
Fico feliz quando meus pacientes relatam que comentaram com amigos, parentes e até em entrevistas de recolocação que estão em atendimento, como uma forma de lidar com as adversidades e se manterem saudáveis.
O fato real é que existe uma demanda neste mundo pós-moderno que torna necessário manter o equilíbrio físico e emocional.
Voltamos ao velho e sábio Charles Darwin “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Embora dita no século dezoito, a frase ainda se mantém apropriada para a realidade da existência humana.
Seja você a diferença da sua vida, mantenha a sua ansiedade sob controle e viva melhor e mais feliz.
Natalia Marques
Psicóloga, Coach e Palestrante
http://www.nataliamantunes.com.br/
Confira também: Resoluções para o Novo Ano
Participe da Conversa