Eu sei que de problema todo mundo está correndo léguas! Mas o bom empreendedor procura incansavelmente por eles para enfrenta-los e resolvê-los. Mais do que isso, SE APAIXONA por eles. SE apaixonar pelo problema que resolve e não pela solução que criou é o caminho para ser bem-sucedido no mercado. Boas ideias e negócios de sucesso só se tornam de fato reconhecidos como tal quando seu fundamento é resolver um problema, até aí ok. Mas no meio do caminho muitos empreendedores acabam se entusiasmando e focando exclusivamente no aplicativo que criou, no produto, ou no serviço em si que oferece e esquece de se preocupar com o principal. O problema é o seu propósito e não deve perder isso de vista.
Dentro desta linha é preciso ainda, além de não perder o foco, entender o propósito e trabalhar pela causa e não pelo efeito dela, outro ponto importante é buscar a inovação constante. O erro enorme que eu vejo empreendedores cometendo é achar que só precisa se preocupar com inovação quando tira efetivamente sua ideia do papel. Medir o grau de inovação é uma das tarefas mais difíceis que existe. Há uma grande diferença entre você enquanto empreendedor achar sua ideia incrível e revolucionária e o que de fato ela é, ou seja, a perspectiva e forma como os outros e o mercado a enxergam.
É completamente compreensível e natural que o empreendedor seja o maior entusiasta de sua própria ideia. Mas é preciso ter os pés no chão para não deixar que a empolgação atrapalhe e não o deixe ver a real situação. A dica é: apresente soluções para problemas específicos. Durante qualquer etapa do seu negócio é fundamental (senão vital) avaliar as verdadeiras fraquezas e potenciais melhorias. Por isso, validar o negócio, conseguir clientes e investidores é tão importante.
A inovação precisa fazer parte de qualquer negócio, principalmente das startups que são empresas jovens, escaláveis e com alto potencial de crescimento e ela pode estar numa tecnologia, produto ou serviço. Em resumo, pode vir de qualquer lugar, o importante é estar aberto a ela e criar as condições necessárias para que estas ações inovadoras alcancem seu objetivo final dentro do negócio.
De forma bastante objetiva, uma empresa/negócio de sucesso é uma combinação de ideia inovadora que resolva o problema das pessoas, de uma vertical, da sociedade, enfim, do mercado, ser um excelente empreendedor (aberto e disposto), ótima execução de estratégia de mercado, disponibilidade de capital, muito esforço e trabalho e, digamos que uma pitada de sorte. A indústria em todas as verticais, está ávida por inovação e necessitando de boas ideias, produtos e serviços que possam ajudar a sobrevivência, na competição, nas vendas, na gestão e, claro, ofereçam mais do que o mercado está acostumado a receber.
Portanto, apaixone-se pela causa e por seu propósito que sua solução inovadora resolve. Todos vão terminar reconhecendo isso!
Participe da Conversa