Aprenda a Diferença entre Urgente e Importante
Como anda a gestão do seu tempo? Você consegue identificar quais são suas prioridades neste momento de sua vida? Estabelecer prioridades é um ponto chave na habilidade de gerir bem o tempo. Quando não priorizamos o que é importante, então as atividades que foram adiadas a longo prazo podem se tornar urgentes. Desta forma, cria-se um maior acúmulo de coisas para fazer, com maior pressão e em menor tempo.
Se você sente que está sempre correndo para fazer as coisas que ficaram para última hora e que vive apagando incêndio, esse pode ser um bom momento para parar e então fazer uma avaliação. O primeiro passo é tomar consciência do que é preciso mudar e se planejar. Uma melhor gestão do tempo irá de fato proporcionar uma maior qualidade de vida e aumentar as chances do alcance dos seus objetivos.
O que você precisa fazer é identificar as atividades que são importantes e as que são urgentes. As tarefas urgentes são mais facilmente identificáveis, pois elas precisam ser feitas imediatamente e não podem aguardar para serem realizadas. Por necessitarem de nossa atenção, as coisas urgentes requerem mais do nosso tempo.
Uma coisa é importante, quando sua não realização irá trazer impactos negativos para você. Uma coisa é urgente quando você precisa realizá-la e tem pouco tempo disponível. Mas uma coisa se torna crítica quando é importante e urgente.
Para ajudar a elucidar a diferença entre urgente e importante, vou exemplificar pontos que são importantes para mim: fazer exames de rotina, fazer a revisão do carro, ter tempo de qualidade com minha família. Coisas urgentes: um pneu furado, uma emergência médica, a finalização de um prazo de entrega.
Para identificar o que anda tomando o seu tempo, registre todas as atividades que você realiza, os horários, no que consistem e o tempo que você gasta com cada uma.
Eu sei que isso pode parecer meio chato e cansativo, afinal você não tem tempo a perder. Mas posso garantir que apesar de trabalhoso inicialmente, depois você ganhará mais tranquilidade.
Após fazer esse registro, analise o que precisa ser mantido por ser realmente importante e o que deve ser eliminado por estar drenando o seu tempo e energia. Também é fundamental identificar o que você pode delegar, por não precisar de sua execução direta.
Muitas mulheres têm a tendência de assumir a responsabilidade pelos outros, por achar que precisam dar conta de tudo sozinhas. Se esse é o seu caso e você não se sente confortável em delegar, então lembre-se que quando você faz pela pessoa, você tira dela o incentivo de realizar, de aprender e melhorar.
Ao adotar essa postura, você estará basicamente treinando as pessoas a se tornarem dependentes. Você precisa dar aos outros a oportunidade de crescer, de encontrar seu caminho e aprender com os próprios erros. Pensar sobre isso, pode ajudá-la nesse processo.
Existem outros padrões de comportamento que também podem prejudicá-la e que muitas vezes são incentivados em nossa criação desde a infância. O perfeccionismo, que é a necessidade de querer que tudo saia perfeito e a vontade de manter tudo sob o seu controle.
Quando você adota algum desses padrões no trabalho e em casa, você se sobrecarrega, gerando estresse para si e para as pessoas que estão ao seu redor. Quem costuma estabelecer padrões muito altos para si mesmo, geralmente faz o mesmo com os outros.
Quando você é responsável por muitas tarefas e por outras pessoas, você precisa decidir o que é importante e o que não requer sua atenção. Tente resolver as coisas urgentes e se planejar para que elas não sejam uma constante na sua vida.
Esteja consciente que imprevistos acontecem, mas quando você procrastina ou acumula as coisas que já poderia ter resolvido, essas coisas se tornam urgentes. Viver com mais equilíbrio é um processo e não só uma decisão.
Quando você decide ir na direção do que realmente importa para você, precisará lidar com uma rotina diferente, precisará fazer escolhas e tomar medidas que estejam alinhadas ao seu objetivo.
Manter uma vida organizada, traz uma maior sensação de bem-estar emocional. Acaba com a sensação de estar sempre em falta ou sempre correndo para resolver coisas urgentes. Você ganha uma maior consciência e clareza de suas intenções. Consegue perceber melhor quais as ações necessárias para alcançar o que deseja.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a diferença entre urgente e importante? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/
Confira também: Aprenda a Diferença entre Autoestima e Autoconfiança
Participe da Conversa