Uma reflexão de domingo
Aprenda a Lidar com a Influência dos Acontecimentos da Vida e Seja Mais Feliz!
Há anos tenho o costume de separar um tempo aos domingos para fazer uma boa reflexão sobre a minha vida, principalmente para analisar a última semana e estruturar a próxima.
Iniciei esse procedimento após a leitura de uma frase de Sócrates: Uma vida que não é examinada, não merece ser vivida. Nunca mais abandonei essa prática.
Nesses períodos que dedico a uma Vida Examinada, também observo os episódios que não trouxeram felicidade e aqueles que necessitam da minha atenção para que isso não mais aconteça, afinal tanto você quanto eu nascemos para sermos felizes e se isso não estiver acontecendo, torna-se urgente uma ação da nossa parte.
É significativa a quantidade de momentos que prejudicam, de fato, o nosso bem-estar e reduzem o nosso índice de felicidade. Foi devido a isso que criei o hábito de analisar minha vida e ter uma tomada de ação quando necessária.
No último domingo decidi fazer um pouco diferente. Não apenas “pensar” nos acontecimentos, mas escrever cada um deles para analisá-los com mais rigor.
Fiquei tão surpreso com a quantidade de “episódios não felizes” que então resolvi classificá-los em 3 grupos:
- Aqueles que têm alta influência minha – que são resultado das minhas escolhas, das ações e dos julgamentos que faço.
- Aqueles que tenho influência parcial – saúde, riqueza, relacionamentos e as consequências dos meus comportamentos
- E aqueles que não tenho nenhuma influência– condições climáticas, acontecimentos fortuitos, comportamento dos outros e a maioria das circunstâncias externas.
Tomei cada episódio e os coloquei nos grupos correspondentes e a maioria deles ficou no grupo 3. Em outras palavras, vivi momentos não felizes deixando que acontecimentos, dos quais não tenho nenhuma influência, fossem capazes de tirar o meu usual bom humor e a alegria que tenho em viver.
Alguns ficaram no Grupo 2, ou seja, tenho poder de alguma influência. Portanto, vou agir no que está ao meu alcance e manter o nível alto da minha felicidade.
Outros ficaram no Grupo1, onde a minha felicidade depende única e exclusivamente de mim.
Como resultado, a partir de hoje, terei atenção nos fatos classificados nos grupos onde tenho pouca ou nenhuma influência. E ter bastante atenção, para não deixar que tirem a minha paz.
A vida é curta e não posso me permitir a vivê-la de modo displicente e de forma que não me traga a felicidade.
Permita-se você também ser feliz.
Se preocupe com o que está ao seu alcance. Com o resto, procure entender no que eles podem auxiliar você neste momento. Mas lembre-se de que alguns deles fazem parte do seu “EU MAIOR”.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como lidar com a influência dos acontecimentos da vida e ser mais feliz? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: Você se sente uma Pessoa Emocionalmente Frágil?
Participe da Conversa